Câmara aprova projeto que inclui exame PCR no SUS para prevenção do câncer de colo de útero em Poços de Caldas
A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou recentemente um Projeto de Lei Complementar (PLC) que prevê a oferta obrigatória do exame PCR para detecção de DNA do HPV (Papilomavírus Humano) na rede pública de saúde (SUS). A proposta, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), conhecido como Flavinho, agora aguarda a sanção do Poder Executivo para entrar em vigor.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
O projeto inclui um dispositivo no Código de Vigilância à Saúde, garantindo que o exame de sequenciamento genético do HPV, capaz de identificar a probabilidade de desenvolvimento do câncer de colo de útero, esteja acessível a toda a população. Segundo o vereador, a medida representa um avanço significativo na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.
“No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. A eliminação dessa doença é uma questão de saúde pública, e o município precisa implementar ações de combate e prevenção”, destacou Flavinho.
O parlamentar ainda ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem recomendado mudanças nas estratégias de rastreio do câncer de colo de útero, priorizando o teste de HPV-DNA em vez dos métodos mais tradicionais, como o Papanicolau ou a inspeção visual com ácido acético (VIA). O teste de HPV-DNA é considerado mais eficaz, pois identifica cepas de alto risco que estão associadas a quase todos os casos da doença.
“Com políticas públicas bem estruturadas, é possível diagnosticar e tratar doenças em estágios iniciais. Este projeto busca ampliar o cuidado e a assistência às mulheres da nossa cidade, oferecendo tecnologia de ponta para detectar a propensão ao HPV. Vale lembrar que a introdução do exame PCR não substitui o Papanicolau, mas complementa a análise ao oferecer maior precisão” Flavinho enfatizou a importância da medicina preventiva para salvar vidas.
A proposta aprovada (PLC n. 07/2023) está disponível para consulta no site oficial da Câmara Municipal de Poços de Caldas: www.pocosdecaldas.mg.leg.br, na seção de Proposições.
Com a iniciativa, Poços de Caldas dá um passo importante no fortalecimento da saúde pública e na promoção do bem-estar das mulheres, reforçando o compromisso com a prevenção de doenças graves.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário