Agosto Branco: Conscientização sobre o Câncer de Pulmão e Prevenção ao Tabagismo
O mês de agosto é marcado por uma iniciativa de extrema importância no âmbito da saúde: o movimento “Agosto Branco”. Essa campanha tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o câncer de pulmão está fortemente associado ao tabagismo, sendo considerado o fator de risco mais significativo para o seu desenvolvimento.
Os sintomas do câncer de pulmão frequentemente permanecem silenciosos até estágios avançados da doença. Tosse crônica, falta de ar, dor torácica e perda de peso inexplicada são indicativos que podem levantar suspeitas, porém, esses sinais podem ser facilmente confundidos com outras condições. A detecção precoce desempenha um papel vital na otimização dos resultados do tratamento, como ressalta o pneumologista cooperado da Unimed Poços, Ênio Queiroz.
Identificar o câncer de pulmão em estágios iniciais impacta diretamente nas opções terapêuticas disponíveis e no prognóstico. “Quando diagnosticado precocemente, as abordagens de tratamento são mais variadas e as chances de recuperação são consideravelmente ampliadas”, alerta Ênio.
Tabagismo e Prevenção
Exposições ambientais a substâncias químicas e poluentes atmosféricos também podem contribuir para o surgimento da doença. No entanto, é crucial compreender que o tabagismo é um fator evitável e a melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão é não fumar e evitar exposições tóxicas, orienta o pneumologista da Unimed Poços.
Destacando práticas eficazes de prevenção, Ênio Queiroz menciona o Programa Antitabagismo da cooperativa de saúde. “Essa iniciativa busca a cessação do tabagismo, um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão. As inscrições foram prorrogadas até 25 de agosto, oferecendo uma oportunidade adicional para os interessados se engajarem nesse esforço pela saúde”, conclui o especialista.
Após a inscrição, os participantes serão submetidos a uma avaliação inicial agendada pela equipe do programa. Em seguida, terão a chance de participar de doze encontros, cada um com duração de uma hora. Durante esses encontros, os beneficiários receberão orientações especializadas de uma equipe multidisciplinar da cooperativa de saúde, composta por pneumologistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos.
Programa Viver Bem: Melhor Qualidade de Vida
O Programa Viver Bem oferece atividades em grupo, palestras e monitoramento individual. Seu objetivo principal é proporcionar aos beneficiários da Unimed Poços de Caldas uma melhor qualidade de vida por meio de educação em saúde, prevenção de complicações de doenças estabelecidas e promoção de hábitos saudáveis.
As atividades são gratuitas e conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos. São oferecidos serviços como gerenciamento de pacientes crônicos, ambulatório de prevenção do pé diabético, grupos de apoio pré e pós cirurgia bariátrica, reeducação alimentar, atividades físicas, programa de cessação do tabagismo, atenção à gestação e puerpério, programa para idosos bem cuidados e orientação domiciliar.
Participação nos Programas do Viver Bem
Para participar dos programas do Viver Bem, é necessário ser cliente Unimed, se inscrever em um dos programas, assinar o termo de consentimento e participar das atividades programadas para você.
Para obter mais informações e fazer inscrições, entre em contato com o Viver Bem pelos telefones (35) 3729-3348 ou (35) 3729-3373. Junte-se a nós nessa jornada pela saúde e bem-estar!
Mantenha-se sempre informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique no link –>
Deixe um comentário