Administração do Turismo da Cascata das Antas Entra para o Projeto Circuito Integrado em Poços de Caldas
Atualizado em 28/02/2024
No último dia 23, a licitação para a exploração da Cascata das Antas foi aberta, com a empresa CADAP, do mesmo grupo da CITUR, como proposta vencedora. A fase atual é de homologação, seguida pela elaboração e assinatura do contrato.
“Localizada nas proximidades da Usina Hidrelétrica Eng. Pedro Affonso Junqueira (Antas I) e abrangendo uma área de cerca de 16 hectares, a Cascata das Antas é uma propriedade da DME Energética S.A. (DMEE) e não estava incluída na concessão realizada pela Prefeitura Municipal concluída em 2023. Temos, agora, a possibilidade de um cuidado mais específico das potencialidades oferecidas pelo local”, explica Marcelo Loichate, Diretor Superintendente da DMEE.
A contratação, com duração prevista de 120 meses, irá permitir não apenas explorar, mas também revitalizar e valorizar a Cascata das Antas, enriquecendo o turismo e a cultura locais. O local, que já foi prestigiado por Dom Pedro II em sua visita em 1886, é um dos marcos históricos de Poços de Caldas e um símbolo de seu potencial turístico ainda pouco explorado.
Israel Pereira, Secretário de Turismo, vê uma oportunidade de revitalização e inovação.
“Este novo projeto se alinha ao objetivo de consolidar Poços de Caldas como um dos principais destinos turísticos do interior do Brasil, criando um circuito integrado que valoriza tanto a natureza quanto a história local. A Cascata das Antas, com sua rica história e beleza natural, merece ser destacada como um dos principais destinos da região”, afirma Pereira.
A área de aproximadamente 16.000 m², situada nas proximidades da Usina Hidrelétrica Eng. Pedro Affonso Junqueira (Antas I), é propriedade do Departamento Municipal de Eletricidade (DME). Por essa razão, não fez parte do edital de privatização dos pontos turísticos lançado pela Prefeitura em 2022, o qual foi vencido pela CITUR.
Devido ao foco principal do DME na geração de energia elétrica, o potencial turístico da Cascata das Antas não era totalmente explorado, destacando-se assim mais um esforço para posicionar Poços de Caldas como um dos principais destinos do interior do Brasil.
Com as reformas e adequações planejadas, a Cascata das Antas oferecerá aos moradores e visitantes uma nova experiência de contemplação, ampliando seu atrativo e contribuindo para o desenvolvimento turístico da região.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário