A Recorrência dos Aguapés na Represa Bortolan: Necessidade de Ação Imediata
A Represa Bortolan, em Poços de Caldas, enfrenta novamente a invasão dos aguapés, ameaçando a beleza turística e a navegabilidade do local. Após a proliferação em 2020, a prefeitura tomou medidas, mas a persistência do problema exige ação urgente.
Em 2021, uma comissão municipal foi estabelecida para enfrentar o desafio, resultando na remoção parcial dos aguapés através do uso de uma máquina. Parte dos invasores foi contida à montante para uma limpeza subsequente. Contudo, a raiz do problema reside na presença de material orgânico na água, decorrente do despejo irregular de esgoto e resíduos industriais.
O estudo encomendado pelo município apontou as causas, resultando em notificações a empresas e ao DMAE, este último responsável por despejar esgoto na represa devido a problemas em uma estação no ano de 2020.
A Represa Bortolan, importante ponto turístico, enfrenta novamente a invasão dos aguapés, causando um impacto visual desagradável para os turistas e prejudicando atividades como passeios de barco e pedalinhos. O governo municipal deve agir imediatamente para evitar que os aguapés cubram completamente a represa, repetindo o cenário de anos anteriores.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário