A Poços-caldense Silmara Silva Recebe Medalha de Ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio
Na cerimônia realizada na última quarta-feira, 27, 10 professores de Matemática de todo o país foram homenageados com a medalha de ouro na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Entre os laureados está Silmara Louise da Silva, da Escola Estadual David Campista, de Poços de Caldas.
Destacando-se como o único estado com mais de um professor premiado na categoria ouro, Minas Gerais celebra o reconhecimento de sua excelência educacional.
Silmara e seus colegas aguardam ansiosamente pela oportunidade de participar de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, em setembro, onde terão a chance de visitar o Centro de Educação para Professores da UNESCO na Universidade Normal da China.
A OPMBr atraiu a participação de cerca de 600 professores de todo o Brasil, submetidos a um rigoroso processo de avaliação, incluindo uma prova escrita, uma apresentação em vídeo e entrevistas com membros do Conselho Acadêmico da competição.
A inspiração para a criação da OPMBr surgiu da necessidade de incentivar e reconhecer o talento dos professores de Matemática diante do desempenho aquém do esperado do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Adauto Caldara, do comitê executivo da OPMBr, destaca a importância de celebrar não apenas os vencedores, mas todos os participantes, por suas histórias de superação e dedicação ao ensino.
Após a premiação, Silmara compartilha um pouco de sua jornada pessoal e profissional, inspirada desde cedo pelo exemplo de sua mãe, também professora.
Segundo Silmara, a metodologia utilizada por seus pais para esclarecer suas dúvidas e questionamentos durante a infância e adolescência é aquela que ela aplica atualmente em sua sala de aula, com seus alunos.
“Meus pais me olhavam com muita empatia, reconhecendo que eu estava explorando o mundo e tinha muitas curiosidades. Eles realmente dedicavam seu tempo para me explicar as coisas, e nenhuma das minhas dúvidas era considerada irrelevante para eles”, lembra.
“Quando eu perguntava sobre algo específico, meus pais não apenas explicavam com palavras, mas também usavam figuras, consultavam o dicionário comigo e mostravam como aquilo se aplicava no dia a dia. Isso me ajudava a entender melhor e aumentava ainda mais minha curiosidade e interesse em aprender. Hoje, adoto a mesma abordagem com meus alunos, proporcionando um ambiente leve, acolhedor, empático e democrático para que todos se sintam à vontade para expressar suas dúvidas em sala de aula. Além disso, quando percebo que um aluno está com dificuldades para acompanhar o restante da turma, estou disponível para oferecer ajuda individualmente durante os intervalos ou após a aula”, explica.
É dessa maneira que Silmara se tornou a professora mais estimada pelas escolas por onde passa e conseguiu transformar o aprendizado em matemática nessas instituições.
“Os alunos desejam ser ouvidos e respeitados. Em minha sala de aula, não há hierarquia, apenas respeito e empatia pela individualidade e realidade de cada estudante. Certamente, ensinar dessa forma demanda mais esforço, ao lidar com as necessidades específicas de cada aluno, mas é extremamente gratificante colher os resultados disso. Ver aqueles que inicialmente não gostavam de matemática passarem a adorar minhas aulas e descobrir um novo potencial na disciplina é a maior recompensa do meu trabalho”, afirma.
A lista completa dos professores premiados na categoria ouro na OPMBr:
– SILMARA LOUISE DA SILVA – EE DAVID CAMPISTA – POÇOS DE CALDAS, MINAS GERAIS
– Christiano Otávio de Rezende Sena – CEFET-MG – Campus I – Belo Horizonte – Minas Gerais
– Felipe Mascagna Bittencourt Lima – IFSP – CAMPUS SAO JOAO DA BOA VISTA – JARDIM ITALIA – São João da Boa Vista – São Paulo
– Jose Fabio de Araújo Lima – EE – CENTRO INTEGRADO DE EDUCACAO ASSIS CHATEAUBRIAND, Feira de Santana, Bahia
– Josiéli Fátima Tonin Pagliosa – ESC EST NORMAL JOSE BONIFACIO – Erechim, Rio Grande do Sul
– Kacio José Cardoso Santos – Centro Estadual de Educaçao Profissional Professora Lourdinha Guerra – Parnamirim, Rio Grande do Norte
– Milena Monique de Santana Gomes – EEEFM PROF OLIVINA OLIVIA CARNEIRO DA CUNHA – João Pessoa – Paraíba
– Roberto Cesar Cucharero Peregrina – CE PREFEITO MENDES DE MORAES – ILHA DO GOVERNADOR – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
– Romis de Sousa Moraes – E M E F MADRE TERESA DE JESUS – Ourilândia do Norte – Pará
– Rubens Lopes Netto – CENTRO DE EDUCACAO QUILOMBOLA DEPUTADO JULIO PIRES MONTELES – Anapurus, Maranhão
Deixe um comentário