Secretaria Municipal de Obras planeja investir R$ 2,5 milhões na restauração completa da Urca devido à precária conservação do imóvel
A Secretaria Municipal de Obras comprometeu-se a realizar um projeto abrangente de restauração para o prédio que abriga o Espaço Cultural da Urca, em resposta a um requerimento apresentado pelo vereador Claudiney Marques (PSDB). Segundo a Secretaria, o projeto de restauro total é necessário devido à complexidade técnica envolvida, exigindo expertise específica em patrimônio histórico e obras em bens tombados ou inventariados.
Ainda que não haja um projeto executivo para a revitalização, estima-se que o investimento para a ampla reforma do local possa chegar a aproximadamente R$ 2,5 milhões.
A Secretaria também destacou a gravidade dos problemas estruturais, hidráulicos, elétricos e de infraestrutura encontrados, incluindo problemas no telhado e deterioração da fundação original de madeira.
Apesar de possuir laudos e projetos apenas para questões estruturais, a Secretaria informou que o prédio já está em processo de reforço de fundação.
Em uma reunião do CONDEPHACT, foi aprovado recurso para a contratação do projeto completo e laudos específicos para a execução do restauro do bem tombado. Posteriormente, o CONDEPHACT ressaltou a necessidade de licitação do projeto de restauro, além do reforço estrutural, destacando a importância de garantir a integridade da edificação para viabilizar a participação em editais públicos, como o Novo PAC.
Para o CONDEPHACT, a Urca é considerada uma prioridade máxima, dada a condição inadequada de conservação do imóvel. Assim, a Secretaria Municipal de Obras informa a expectativa de realizar as intervenções necessárias para preservar e revitalizar o Espaço Cultural da Urca ainda neste ano, visando não apenas a sua integridade física, mas também a sua viabilidade para futuros projetos e iniciativas culturais.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário