Oficinas de GNV em Minas Gerais podem fechar até 2025 sem apoio governamental
Atualizado em 03/10/2024
Mesmo sendo uma alternativa mais econômica e menos poluente, o GNV não recebe incentivos suficientes do governo de Minas, colocando em risco o futuro das oficinas e a adesão ao combustível no estado
As oficinas especializadas na conversão de veículos para o uso de Gás Natural Veicular (GNV) em Minas Gerais enfrentam um cenário de incerteza.
Segundo Alexandre Mol, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Minas Gerais (Sindirepa-MG), sem políticas públicas eficazes, essas oficinas podem encerrar suas atividades até o final de 2025.
A situação crítica se reflete na redução drástica no número de oficinas convertedoras no estado.
Anteriormente, Minas Gerais contava com mais de 100 oficinas especializadas; atualmente, esse número caiu para menos de 20. Além disso, Mol destaca que as oficinas estão registrando mais retiradas de kits de GNV do que instalações, com uma média de desinstalação de um kit por dia.
Dificuldades e entraves
Mol aponta que a principal razão para a crise do setor é a falta de incentivos governamentais e os altos custos envolvidos. Enquanto no Rio de Janeiro o GNV custa entre R$ 4 e R$ 4,44 por metro cúbico, em Minas Gerais o preço gira em torno de R$ 5. Além disso, a diferença nas alíquotas do IPVA também é um fator desestimulante. Enquanto no Rio a taxa para veículos com GNV é de 1,5%, em Minas Gerais o valor é de 4%.
A conversão para GNV envolve um investimento inicial de cerca de R$ 4 mil, além de uma série de processos burocráticos, como homologações e vistorias, o que eleva o custo total para cerca de R$ 6 mil. Mol defende que, apesar desses desafios, o GNV se paga rapidamente devido à sua economia em relação a outros combustíveis.
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Vantagens e propostas
Além de ser mais econômico, o GNV contribui para a sustentabilidade, reduzindo a emissão de poluentes como dióxido de carbono, enxofre e nitrogênio. Mol destaca que o governo poderia auxiliar o setor por meio de subsídios, como a redução do IPVA, incentivando o uso de uma fonte de energia mais limpa.
Ele também sugere que o GNV poderia ser mais explorado em transportes públicos e empresariais, mencionando o exemplo de Las Vegas, onde todos os ônibus públicos são movidos a GNV.
Ações do governo
Em resposta, o governador de Minas, Romeu Zema, afirma que desde 2019 tem trabalhado na ampliação da infraestrutura de abastecimento de GNV, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
Entre as iniciativas citadas estão a criação de novos postos de abastecimento, o projeto Corredores de GNV e o Programa GNV Atende!, que visa facilitar o acesso ao combustível no estado.
Fonte: Com informações de Diário do comércio.
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