Nova onda de frio vai derrubar temperaturas no Sul de Minas a partir de domingo
Atualizado em 04/06/2025
A segunda onda de frio do ano já tem data para chegar e deve derrubar as temperaturas em várias regiões do país, com destaque para o Sul de Minas. Segundo a previsão do Climatempo, o fenômeno acontece entre os dias 8 e 14 de junho, provocado pela entrada de uma nova massa de ar polar sobre o continente.
De acordo com o mapa meteorológico, o Sul de Minas está inserido na faixa azul-escura, que indica temperaturas 5°C ou mais abaixo da média para o período. Isso significa que os próximos dias devem ser marcados por manhãs geladas e tardes com máximas mais baixas em cidades da região.
O que muda com essa nova onda de frio?
Diferente da frente fria registrada no final de maio, que foi mais abrangente e intensa, esta nova onda atinge áreas específicas do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil. No entanto, a duração será um pouco maior. Ou seja, mesmo sem temperaturas tão extremas quanto no último evento, o frio deve persistir por mais dias.
Além do Sul de Minas, a previsão também aponta queda acentuada nos termômetros em São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Já as áreas em azul-claro no mapa, como parte de Santa Catarina, Paraná, sul de Goiás e sul de Mato Grosso, também devem sentir o efeito da massa de ar polar, mas de forma um pouco mais moderada, com temperaturas entre 3°C e 5°C abaixo da média.
Atenção redobrada
A recomendação para a população sul-mineira é redobrar os cuidados, especialmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio. Além disso, os próximos dias exigirão atenção de motoristas, já que as madrugadas e manhãs podem registrar neblina em pontos de rodovias da região.
A expectativa é de que essa onda de frio se prolongue até o próximo dia 14, quando as temperaturas devem começar a se normalizar gradualmente.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário