Mudanças na diretoria marcam nova fase da Santa Casa de Poços de Caldas
Atualizado em 08/04/2025
Com 120 anos recém-completados, a Santa Casa de Poços de Caldas inicia um novo ciclo em sua trajetória com importantes mudanças na equipe diretiva. Desde março deste ano, o hospital filantrópico passou a contar com uma nova estrutura de gestão, formada por profissionais com experiência técnica e administrativa.
A principal mudança foi a posse do novo provedor, Marcos de Carvalho Dias, que deixou a superintendência da Santa Casa para assumir o cargo máximo da Irmandade. A vice-provedoria passou a ser ocupada por Célia Maria de Souza, que anteriormente era provedora. A superintendência foi assumida pelo médico Dr. Renan Vicente Starling Braga, que atuava como diretor técnico. Já a nova diretora técnica é a médica Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, vinda do Hospital Poços de Caldas.
Superintendência com foco em gestão e eficiência
Formado em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes, o Dr. Renan Braga tem especialização em cardiologia, pós-graduação em Nutrologia e em Gestão em Saúde. Está na Santa Casa desde 2015, onde atuou na coordenação da Urgência e Emergência e liderou as UTIs durante a pandemia de Covid-19.
Em 2022, assumiu a Direção Técnica do hospital e, agora, passa a comandar a superintendência.
“Assumo com o compromisso de implantar uma nova cultura organizacional, com foco em performance, qualidade e otimização de recursos. Vamos compartilhar a gestão com toda a equipe”, afirmou.
Direção técnica com experiência da rede privada
Natural do Rio de Janeiro, Dra. Jaqueline Brucha é formada pela UERJ e especializada em Otorrinolaringologia pela UFRJ, com subespecialização em Otologia pela USP. Residente em Poços desde 2014, foi diretora técnica do Hospital Poços de Caldas até março deste ano.
Ao aceitar o desafio na Santa Casa, destacou o propósito social do hospital.
“O que me motivou foi o fato da Santa Casa ser um hospital voltado ao SUS. Quero contribuir trazendo práticas da rede privada para melhorar a qualidade assistencial”, afirmou.
Entre os focos da nova gestão estão a segurança do paciente, revisão de processos e busca pela excelência hospitalar.
Provedoria com olhar para o futuro
Com uma trajetória voluntária iniciada em 1983, Marcos de Carvalho Dias já ocupou diversos cargos dentro da instituição e agora assume a provedoria com o objetivo de liderar projetos de expansão e modernização da infraestrutura.
Entre os projetos em andamento está a criação do CETAS – Centro de Atendimento Avançado de Saúde, voltado à Oncologia e Nefrologia, além da construção de um novo anexo hospitalar no local onde hoje funciona um estacionamento. O novo prédio terá 110 leitos, Centro Cirúrgico, nova farmácia e estrutura de acolhimento para os pacientes.
“Precisamos ampliar nossa capacidade assistencial. A cidade cresceu, a demanda aumentou, e o hospital precisa acompanhar esse crescimento. Esse novo anexo será um divisor de águas”, afirmou o provedor.
Estrutura reforçada
A nova diretoria da Santa Casa conta ainda com:
- Fábio Augusto Alves – Diretor Administrativo-Financeiro
- Josiane Celis – Diretora Assistencial
- Marcos Flávio Correa Azzi – Primeiro Secretário
- Dra. Dayse Lucia da Silva Vasconcelos – Diretora Clínica
- Dr. Alcides Mosconi Neto – Vice-diretor Clínico
A Comissão de Ética Médica é formada por Dr. João Guilherme Martins Lusvarghi (presidente), Dra. Natália Cristina de Paula Michelin (secretária) e Dra. Fabiana Schmidt de Oliveira (membro efetivo), além dos suplentes Dr. André Francisco dos Reis, Dra. Marília Gabriela Simões Junqueira e Dr. Márcio Augusto Marques Inácio.
O setor jurídico é composto pelas advogadas Cláudia Tassotti Krauss, Evanildes Serafini e Fabiana Pereira Correa Franco. O Conselho Fiscal é presidido por Renildes Dantas Almeida, com os membros efetivos Miriam Lucia Tadeu Quirino e Pedro Rozendo Carneiro, e os suplentes Dercilio Jardel Muniz, Hélio de Campos e Maria Teresa Amaral.
Já a Irmandade da Santa Casa conta com os membros: Acauã Santos Carneiro, Alcindo Campos Filho, Dercilio Jardel Muniz, Dino Soares de Arruda Filho, Ernesto Nery Serafini, Hélio de Campos, Ilair Aparecido Dionizio, Maria Teresa Amaral, Natalia Mariano de Almeida Siqueira, Tereza Cristina Leite Navarro Vieira, Tobias Engel Ayer Botrel e Wellington Gammarano Alves Rangel.
Com essa nova composição, a Santa Casa de Poços de Caldas se posiciona para enfrentar os desafios da saúde com gestão moderna, responsabilidade social e compromisso com a qualidade no atendimento.
Nossos canais de comunicação:
Leave a Reply