Inscrições para Cursos Técnicos Gratuitos do Trilhas de Futuro se Encerram Hoje (23)
Os interessados em participar da 4ª edição do Trilhas de Futuro têm até esta quinta-feira (23/11) para realizar as inscrições. O programa, uma iniciativa do Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos em todo o estado.
Com início das aulas marcado para março de 2024, são disponibilizadas aproximadamente 50 mil vagas em diversos municípios de Minas Gerais. Os cursos abrangem áreas como metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre outros.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do [Trilhas de Futuro]. Nesta edição, 306 instituições de ensino profissional, distribuídas em 139 municípios, oferecem 89 opções de cursos.
Novos Cursos e Oportunidades em Destaque
A 4ª edição traz 11 novos cursos, ampliando ainda mais as opções oferecidas. Comércio, dança, técnico em reabilitação de dependentes químicos, desenho de construção civil, design de moda, instrumentação industrial, manutenção de máquinas pesadas, necropsia, paisagismo, telecomunicações e trânsito são as novidades disponíveis para os interessados.
Para os moradores de Poços de Caldas, o Senai oferece uma variedade de cursos técnicos, como Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção de Máquinas Industriais, Panificação e Qualidade. Já o curso técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio, com 45 vagas no período noturno e duração de 12 meses, é ofertado pela If Sul de Minas.
Inscrições Abertas para Todos
O Trilhas de Futuro, criado para proporcionar oportunidades, agora aceita inscrições de qualquer pessoa interessada, inclusive para aqueles que ainda estão no ensino médio (necessário cursar o segundo ano a partir de 2024). Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, destaca que os selecionados recebem um benefício diário de R$ 20, auxiliando nas despesas de transporte e alimentação.
As aulas estão programadas para iniciar em março de 2024, encerrando as inscrições em 23/11. Os estudantes que participam do Trilhas de Futuro não apenas investem em sua formação técnica, mas também recebem suporte financeiro para facilitar sua jornada educacional.
Para realizar a inscrição no Trilhas de Futuro são necessários os seguintes dados:
_ Nome completo do candidato/estudante;
_ Nome social;
_ Data de nascimento;
_ Sexo e raça;
_ Nacionalidade e naturalidade;
_ Endereço completo, inclusive CEP;
_ Telefones de contato;
_ E-mail (se possuir);
_ CPF do aluno;
_ Nome e CPF da mãe/pai ou responsável legal;
_ Declaração se o candidato/estudante possui deficiência;
_ Escolaridade que possui no momento da inscrição;
_ Rede de ensino em que está cursando ou concluiu o ensino médio;
_ Indicação do curso de interesse, do turno, da instituição e do endereço de preferência;
_ Informação sobre ocupação profissional.
Investimento e Resultados
Lançado em 2021, o projeto recebeu cerca de R$ 1 bilhão, capacitando aproximadamente 30 mil mineiros até o momento. O Trilhas de Futuro visa ampliar oportunidades, especialmente para jovens recém-saídos do ensino médio em busca de incentivos para suas carreiras.
Dúvidas sobre cursos, instituições e documentações podem ser esclarecidas no site oficial do Trilhas de Futuro. Além dos cursos profissionalizantes, o Governo de Minas, por meio do programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, em parceria com o Unicef, auxilia os formados a ingressarem no mercado de trabalho ao término de sua formação.
A coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza, destaca a importância do programa, afirmando que os cursos estão alinhados com as demandas do mercado de trabalho e oferecem uma chance única para os participantes realizarem seus sonhos profissionais.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário