Escândalo de desvio de dinheiro público abala partido NOVO em MG: Deputado Dr. Maurício é acusado de desviar R$600 mil dos cofres públicos
Um escândalo político veio à tona em Minas Gerais, abalando o partido NOVO e colocando em xeque a integridade do deputado estadual Dr. Maurício.
A denúncia, feita por um servidor público com décadas de experiência na prefeitura de Ouro Fino, revelou um esquema de desvio de aproximadamente R$600 mil dos cofres públicos, durante os anos de 2013 a 2020, na gestão do atual parlamentar.
O caso, que envolve o desvio de verbas da rodoviária municipal de Ouro Fino, aponta para a suposta participação do genro do deputado, Toninho, que ocupava o cargo de chefe de administração na época.
Segundo as investigações, uma parte do montante arrecadado mensalmente com a taxa de embarque era desviada e entregue, em mãos, no escritório de advocacia de Toninho.
Os recursos desviados, oficialmente justificados como destinados a manutenções, doações para entidades e materiais de publicidade, foram utilizados para adquirir diversos itens sem a observância do processo de licitação, como troféus e banners.
O esquema, que só foi interrompido durante a pandemia devido à diminuição na movimentação da rodoviária, expôs uma série de irregularidades que vulnerabilizam a imagem do partido e do deputado Dr. Maurício.
Veja o relatório na íntegra aqui.
O que diz o deputado
O deputado estadual Dr. Maurício, por meio de sua assessoria de comunicação, esclarece que não procede a informação de qualquer caso de corrupção ou desvio de recursos públicos.
Segundo a assessoria, todas as contas durante os dois mandatos como prefeito de Ouro Fino foram aprovadas pelo Tribunal de Contas e outros órgãos competentes, sem qualquer tipo de questionamento.
“Não há nenhum processo judicial ou denúncia acatada pelo Ministério Público sobre o caso. Os fatos são narrados por um pré-candidato a prefeitura de Ouro Fino, que quer atacar politicamente a imagem do Dr. Maurício e também o seu então secretário de governo, Antônio Benedito Salgueiro Miguel.” esclarece a assessoria.
Com base nas informações, a assessoria levanta os seguintes questionamentos:
“Porque a denúncia surge só agora em um período pré-eleitoral? Porque o pretenso pré-candidato demorou cerca de oito meses entre ter acesso as informações e fazer a suposta denúncia na Câmara Municipal?”
Diante disso, a assessoria de Dr. Maurício afirma que as informações veiculadas são totalmente inverídicas e têm cunho claramente político:
“Refutamos veementemente as acusações e nos colocamos à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos necessários para a rápida elucidação dos fatos.”
Quem é Dr. Maurício
Médico ortopedista, foi diretor clínico da Santa Casa de Ouro Fino (Sul de Minas) na década de 1990. Produtor rural e empresário, foi eleito em 2022 para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Anteriormente, foi prefeito de Ouro Fino por dois mandatos (2013/2020), reeleito com quase 90% dos votos e encerrando o mandato com aprovação de 92% da população. Foi premiado pela Associação dos Municípios Mineiros (AMM) com o prêmio de Melhor Gestão de Recursos Públicos.
Consolidou sua liderança política no Sul de Minas como presidente da Associação dos Municípios do Alto do Rio Pardo (Amarp) por dois mandatos e como presidente do Conselho Fiscal no consórcio Samu regional de Varginha, também por duas ocasiões.
Fonte: Com informações de Minas conectada.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário