DME alerta para riscos de soltar fogos de artifício perto da rede elétrica
O DME faz um alerta sobre o risco de acidentes envolvendo fogos de artifício e os cabos da rede elétrica. O risco de um curto-circuito ou incêndio causados por estes artefatos é grande.
Os fogos requerem atenção no manuseio, para evitar acidentes e, também, interrupções não programadas ao fornecimento de energia elétrica. Ao presenciar um acidente dessa natureza, a DME Distribuição deve ser acionada imediatamente.
Somente colaboradores da distribuidora têm autorização para realizar procedimentos na rede, para eventual retirada de objeto ou outras necessidades de reparo. “O mau uso pode prejudicar um momento especial. Ainda que sejam os modelos silenciosos, deve-se evitar proximidade aos cabos e postes existentes. Em ocorrências envolvendo a rede elétrica, é necessário isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas, e não tocar em fios partidos”, orienta o gerente de distribuição do departamento, Richard Bueno.
Cuidados importantes
– Procure não montar as baterias de fogos ou mesmo soltar esses artefatos próximos das redes elétricas, sejam elas residenciais ou públicas, evitando a proximidade com equipamentos como transformadores
– A queima deve ser feita em áreas livres e abertas, longe da fiação elétrica e seus equipamentos, bem como de árvores ou vegetação
– Caso o artifício falhe, não tente reaproveitá-lo e sempre deixe pelo menos um balde com água próximo, para casos de necessidade.
– Antes de planejar o uso de artefatos de pirotecnia, consulte a legislação local
– Na hora da compra, observe se o produto é certificado pelo Inmetro e se a loja é autorizada a comercializá-lo
– O manuseio deve ser feito por adultos, seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Lembre-se: qualquer improviso pode ser fatal
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário