Candidatos têm até sexta-feira (17) para solicitar reaplicação do Enem 2023
Candidatos que enfrentaram problemas de logística ou questões de saúde, como doenças infectocontagiosas, e não puderam realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm agora a oportunidade de solicitar a reaplicação. O prazo para essa requisição se estende até sexta-feira (17) e deve ser realizada através da Página do Participante.
A possibilidade de reaplicação não se limita apenas a casos de doenças, mas também abrange situações em que o candidato não compareceu devido à alocação em um local a mais de 30 quilômetros de distância da residência informada. O Ministério da Educação esclarece que, entre os problemas logísticos considerados para a reaplicação, estão comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais), falta de energia elétrica no local, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, desde que gere comprovado prejuízo ao candidato.
No caso de doenças infectocontagiosas, são contempladas condições como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que, para os casos de doenças, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, os quais serão analisados individualmente pelo Inep.
Para as ausências relacionadas a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações com base nas intercorrências registradas. Os candidatos que desejam solicitar a reaplicação do exame devem acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade. É importante destacar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
Dessa forma, o processo de reaplicação busca assegurar que os candidatos que enfrentaram adversidades específicas possam realizar o Enem em condições mais justas, garantindo a equidade no acesso à avaliação.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário