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Apagão em Poços de Caldas: moradores têm 90 dias para solicitar ressarcimento de prejuízos

Atualizado em 29/04/2025

 

Foto: Marcos Corrêa.

 

Moradores de Poços de Caldas que tiveram eletrodomésticos ou equipamentos eletrônicos danificados devido ao apagão registrado na noite de sexta-feira (25) têm até 90 dias para solicitar ressarcimento junto à DME Distribuição (DMED). A interrupção no fornecimento de energia durou cerca de uma hora e afetou mais de 88,8 mil consumidores em toda a cidade.

Segundo a DME, os pedidos de ressarcimento podem ser feitos pessoalmente na sede da empresa, localizada na Rua Amazonas, nº 65, pelo telefone 0800 035 0196 ou pela agência virtual. A documentação exigida varia de acordo com cada caso.

O blecaute começou às 22h15 e o fornecimento começou a ser restabelecido a partir das 23h, com normalização total às 00h16. Conforme explicou o gerente de distribuição da DME, Richard Martins Bueno, a falha ocorreu fora do sistema operado pela empresa e as causas ainda estão sendo investigadas.

“O que conseguimos apurar até o momento é que houve uma perturbação no sistema elétrico externo. Nossos equipamentos detectaram um afundamento de tensão em duas das três fases, o que levou ao desligamento automático da rede para garantir a segurança do sistema e dos consumidores”, disse.

Bueno destacou que a proteção do sistema funcionou corretamente e de forma rápida, o que evitou danos maiores e facilitou o restabelecimento da energia em menos de uma hora.

“Nos últimos 20 anos, situações como essa ocorreram, no máximo, duas ou três vezes. Tivemos também a dificuldade adicional da falha na comunicação, com interrupção de internet e telefonia junto com o fornecimento de energia”, completou.

Em nota, a Eletrobras informou que uma perturbação externa à sua subestação causou o desligamento automático de uma linha de transmissão que não pertence à empresa. Segundo a companhia, não foi constatada qualquer anormalidade em seus equipamentos. A Eletrobras disse ainda que acompanha a apuração do caso junto aos órgãos competentes e reafirmou seu compromisso com a transparência e a confiabilidade no serviço de fornecimento elétrico.

A DME aguarda agora o relatório oficial do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para esclarecer a origem da falha.

 

Fonte: Com informações de G1.

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