Voltar para Notícias

Alcoa Lança Hidrato de Baixo Carbono na 51ª Assemae

Atualizado em 03/10/2023

 

A Alcoa, reconhecida por suas práticas avançadas de tecnologia e sustentabilidade em todo o mundo, apresentou com orgulho seu novo produto no 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae: o Hidrato de Baixo Carbono. Fabricado na unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) e ostentando o selo Sustana EcoSource, esse produto marca um grande passo na transição energética da empresa.

Da esq. para dir.: Geraldo Thadeu (assessor parlamentar do Senador Rodrigo Pacheco); Rodopiano Evangelista (presidente da ASSEMAE); Fabio Martins; Juliana Marques; Sérgio Azevedo (prefeito de Poços de Caldas); Maria Cristina Gonçalves (gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas) e Paulo César Silva (presidente do DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto)

A unidade de Poços de Caldas já alcançou uma notável redução de 20% nas emissões de carbono durante o primeiro quadrimestre de 2023, resultado de investimentos contínuos em inovação e práticas sustentáveis. O Hidrato de Baixo Carbono, também conhecido como hidróxido de alumínio, é notável pelo processo de produção sustentável que utiliza. Ele foi oficialmente apresentado durante o Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, realizado de 18 a 22 de setembro.

Da esq. para dir.: Franco Martins (secretário de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas); Marco Moraes (secretário de Meio Ambiente de Poços de Caldas); Diva Funchal (assessora parlamentar do deputado estadual Rodrigo Lopes); Fabio Martins; Geraldo Thadeu; Maria Cristina Gonçalves; Juliana Marques e Leonardo Junqueira (gerente de Vendas de Exportação da Alcoa)

O selo Sustana EcoSource comprova que o produto possui uma intensidade de dióxido de carbono (CO2e) inferior a 0,6 toneladas por tonelada de alumina produzida, bem abaixo da média do mercado. Esse feito é possível graças ao uso de caldeiras movidas por energia elétrica, gerada por hidrelétricas, que têm uma redução notável nas emissões em comparação com aquelas operadas a gás natural.

No Brasil, a unidade de Poços de Caldas é a única que fabrica esse produto, destinando 60% de sua produção para empresas de coagulantes usados no tratamento de água, além de ser aplicado nas indústrias de plásticos e catalisadores para o setor de petróleo. Além disso, o hidrato de baixo carbono também é um insumo essencial na fabricação de vidros.

Esse lançamento reforça o compromisso da Alcoa com práticas sustentáveis e a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) em busca da neutralidade de carbono até 2050. A empresa visa não apenas reduzir sua própria pegada de carbono, mas também fornecer produtos cada vez mais sustentáveis para seus parceiros e clientes. O Hidrato de Baixo Carbono faz parte da família Sustana™ da Alcoa, uma linha de produtos com baixo carbono que inclui hidrato, calcinada, alumínio primário e alumínio com conteúdo reciclado, demonstrando seu compromisso contínuo com a inovação sustentável.

 



Mantenha-se informado!

Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!

Clique aqui 👈🏼

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias