Eleições 2024: Urnas Eletrônicas de Minas Gerais Começam a Ser Preparadas
Neste domingo (22), teve início o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2024 em Minas Gerais. O procedimento, que se estenderá até o dia 29, envolve a carga de mais de 55 mil urnas com os sistemas de votação e os dados de candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Durante essa fase, as urnas recebem a mídia de resultados, onde serão armazenados os votos de cada seção eleitoral. Após a inserção dos dados, as urnas são lacradas com oito selos de segurança, que garantem a inviolabilidade dos equipamentos até o dia da eleição.
No dia 6 de outubro, antes de o pleito começar, os mesários de cada seção verificarão esses lacres. Caso algum esteja danificado ou violado, a urna será prontamente substituída por outra de reserva, também preparada previamente.
A preparação das 55.750 urnas é conduzida por servidores das 304 zonas eleitorais de Minas Gerais, com o apoio de funcionários cedidos por outros órgãos públicos.
Esse trabalho é essencial para garantir que mais de 16 milhões de eleitores mineiros possam exercer seu direito ao voto com segurança e transparência.
Após a carga dos dados, são realizados testes de funcionamento que verificam componentes como teclado, vídeo, áudio e impressora.
Além disso, algumas urnas passam por uma votação simulada com os candidatos reais, como forma de assegurar o pleno funcionamento do sistema.
As urnas, uma vez preparadas, serão armazenadas em locais com vigilância 24 horas até serem distribuídas para os locais de votação, o que ocorrerá na véspera ou madrugada do dia da eleição.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário