Alerta da Defesa Civil: Onda de Calor no Sul de Minas pode Alcançar 38 Graus
O Sul de Minas está prestes a enfrentar uma intensa onda de calor, como parte da terceira incursão do fenômeno no Brasil em 2024. Com previsões indicando que as temperaturas podem ultrapassar os 38 graus em algumas áreas da região, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta à população, visando mitigar os impactos do calor extremo.
A Cedec destaca a importância de os moradores estarem atentos aos sinais de desconforto físico, como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, além de cansaço e dificuldade de respirar, sintomas frequentes em situações de altas temperaturas. O Major Luís Antônio e Silva, superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil, ressalta a necessidade de medidas simples, porém eficazes, como manter-se hidratado, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, utilizar protetor solar e vestir roupas leves.
Além disso, a Cedec recomenda que os residentes da região mantenham os ambientes internos mais úmidos e arejados, por meio da abertura de janelas e do uso de umidificadores de ar ou bacias com água.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a onda de calor impactará significativamente o Sul de Minas, elevando as temperaturas máximas para além dos 38 graus em determinadas localidades. Espera-se que cidades da região enfrentem tardes escaldantes, com temperaturas entre 36 e 38 graus.
Massa de ar quente
A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, em alguns locais com menos intensidade.
A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve ocorrer entre quarta (13) e quinta (14).
Os especialistas da Climatempo explicam que a aproximação de uma área de alta pressão favorece a manutenção do ar quente sobre as regiões que estão sob a nova onda de calor. Além do calorão, o ar deve permanecer seco ao longo desta semana.
Cuidados
Com o aumento das temperaturas, os cuidados devem ser redobrados durante os dias. A exposição desnecessária ao sol deve ser evitada e o consumo de água deve ser recorrente. Veja outras dicas abaixo:
Mantenha-se hidratado;
Evite a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h;
Busque abrigo em locais com sombra;
Use roupas leves e frescas;
Aplique protetor solar regularmente;
Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Fonte: Com informações de Cedec, Climatempo e G1.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário