Voltar para Notícias

Viridis Mining and Minerals Alcança Sucesso na Exploração de Terras Raras em Poços de Caldas

Atualizado em 05/01/2024

 

A Viridis Mining and Minerals obteve resultados expressivos em seu programa de perfuração no Prospecto Capão da Onça, próximo ao Complexo Alcalino, em Poços de Caldas. A empresa, que detém uma posição dominante em uma área de 14 km2, confirmou a presença de mineralização de Elementos de Terras Raras (ETRs) nas áreas Fazenda e Cupim Sul, com espessuras consideradas de ‘classe mundial’.

Os resultados destacam o potencial do projeto Colossus como um dos maiores e mais promissores projetos de ETR globalmente. A Viridis Mining and Minerals está confiante de que o projeto se tornará uma fonte significativa de ETRs, especialmente os óxidos magnéticos, cruciais para os setores de energia verde e tecnologia.

CFEM: Trará Aumento Expressivo na Arrecadação de Poços de Caldas 

A Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), estabelecida pela Constituição de 1988, trata-se de um imposto, que beneficiará Poços de Caldas com o início da exploração de ETRs. Esta arrecadação representa um mecanismo crucial para compensar a utilização econômica dos recursos minerais. A CFEM distribui a arrecadação, sendo 75% destinados aos municípios, 15% aos estados e 10% à União.

Atualmente, 2.699 municípios, incluindo Poços de Caldas, se beneficiam da CFEM, recebendo royalties da mineração pela produção de diversos minerais. Essa iniciativa impacta positivamente cerca de metade das cidades brasileiras, reforçando a importância econômica e social da exploração responsável dos recursos minerais.

A Cfem deve ser aplicada apenas em projetos que, direta ou indiretamente, revertam em benefícios para a comunidade local, na forma de melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e educação.

A busca por terras raras na região de Poços de Caldas 

A Meteoric Resources com o projeto Caldeira, adquirido da Togni S/A Materiais Refratários por R$ 20,2 milhões e a Viridis Mining and Minerals, uma empresa australiana, também participa dessa corrida mineral.

A Viridis decidiu investir no projeto Colossus, localizado na mesma área onde se encontra o ativo adquirido pela empresa Meteoric Resources.

Para dar início aos trabalhos de exploração no projeto Colossus, a Viridis contratou os serviços da Hidroex, uma empresa especializada nessa área.

O interesse crescente de empresas internacionais na exploração de terras raras na região de Poços de Caldas ressalta a importância desses minerais, que são cruciais em diversas aplicações tecnológicas e industriais. A presença dessas empresas também destaca o potencial econômico e mineral da região.

Foto: Wikipedia

Afinal, o que significa Terras Raras?

Segundo cientistas da USP, Terras Raras são um conjunto de elementos químicos, normalmente encontrados na natureza misturados a minérios, de difícil extração – daí o nome -, mas com características peculiares, como magnetismo intenso e absorção e emissão de luz. Essas propriedades especiais fazem com que sejam usadas numa infinidade de aplicações tecnológicas, como lâmpadas de LED, lasers, superímãs presentes nos discos rígidos de computadores e motores de carros elétricos, e na separação de componentes do petróleo. Atualmente, o Brasil tem a segunda maior reserva mundial conhecida de terras raras, porém essa riqueza não é explorada, devido ao custo da tecnologia de extração e separação, o que obriga o País a importar esses elementos para usar como matéria-prima nas indústrias, principalmente da China, maior produtor do mundo.

 

Mantenha-se informado!

Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!

Clique aqui 👈🏼

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias