Vídeo viral nas redes sociais expõe polêmica: Agente de trânsito comete infração durante fiscalização, gerando debate sobre conduta e exemplo
Um vídeo que circula nas redes sociais tem causado polêmica ao mostrar um agente de trânsito fiscalizando uma motocicleta, enquanto um cidadão passa pelo local e flagra a moto do agente com os pneus carecas. O caso ganhou destaque com a fala do secretário de defesa social que responde pelo departamento de trânsito, Rafael Condé, que se pronunciou sobre a situação.
Condé esclareceu que a responsabilidade pela manutenção das motocicletas utilizadas pelos agentes de trânsito é da Guarda Civil Municipal. Ele afirmou: “Na verdade, tem que esclarecer com a instituição, eu não cuido da manutenção das motos. A Guarda Civil Municipal tem a responsabilidade da manutenção. De qualquer forma, qualquer moto tem o prazo de 15 dias para esse tipo de regularização, como é aplicado a todos que são fiscalizados.”
O secretário também destacou o artigo 280, § 6º do Código de Trânsito Brasileiro, que isenta veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, veículos de polícia, de fiscalização e operação de trânsito, além de ambulâncias, de infrações relacionadas à circulação, parada ou estacionamento, mesmo que não identificados ostensivamente.
No entanto, Condé ressaltou que, apesar da legalidade, a instituição deve servir de exemplo. Mesmo com as isenções previstas em lei, é esperado que as entidades responsáveis pela fiscalização e segurança viária cumpram as normas de trânsito, mantendo os veículos em conformidade e contribuindo para a segurança de todos os cidadãos. O episódio levanta questionamentos sobre a importância de garantir que as instituições sigam as leis que fiscalizam.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário