[Vídeo] Segurança Pública | Escola Municipal Sofre Novo Arrombamento: Merenda Furtada e Alunos Dispensados Mais Cedo
A Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, localizada na rua Hematita, no bairro Jardim Kennedy em Poços de Caldas, foi novamente alvo de criminosos nesta segunda-feira, dia 18.
Os alunos foram surpreendidos com a notícia de que teriam que retornar mais cedo para casa devido ao ocorrido. Um comunicado oficial da escola explicou a situação, destacando que devido ao arrombamento, mantimentos foram furtados, o que impossibilitou a preparação da merenda para o dia.
A Polícia Militar foi acionada e agora é necessário aguardar a perícia da Polícia Civil para dar prosseguimento às investigações.
Nota:
Devido a um novo arrombamento, tivemos mantimentos roubados, a PM foi acionada e é necessário aguardar a perícia da Polícia Civil. Assim sendo, não há como preparar a merenda e liberaremos TODOS os alunos às 9h30.
O diretor da instituição, Tiago Mafra, registrou em vídeo os danos causados pelos criminosos, que incluíram armários arrombados, janelas e portas destruídas, além do furto dos mantimentos destinados à merenda escolar.
Mafra ressaltou não apenas os prejuízos materiais, mas também os prejuízos pedagógicos decorrentes desses atos de vandalismo recorrentes. Em um apelo emocionado, ele destacou a necessidade urgente de melhorias na segurança dos prédios públicos, especialmente nas escolas, enfatizando que a comunidade escolar não pode mais tolerar ser surpreendida com essa frequência por atos criminosos que afetam diretamente o ambiente de aprendizado e convivência dos alunos.
O caso ressalta uma preocupação crescente com a segurança pública em Poços de Caldas, evidenciada também pelo recente arrombamento e furto do Centro de Saúde da Mulher na última sexta-feira (15).
Ao questionar o secretário de defesa social, Rafael Tadeu Conde Maria, sobre o assunto, foi explicado que a vigilância patrimonial é responsabilidade da Secretaria de Administração.
A Sulminas TV entrou em contato com Ana Alice, secretária de administração, que informou:
“A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas esclarece que, embora tenha a atribuição da coordenação da vigilância patrimonial, de acordo com a legislação municipal, compete à Secretaria Municipal de Defesa Social o planejamento, coordenação e execução de ações relacionadas à política municipal de segurança pública, bem como ações destinadas à proteção de bens móveis e imóveis, serviços e instalações pertencentes ao Município. Assim, as Secretarias devem atuar conjuntamente na busca de uma maior eficiência na segurança pública, inclusive em relação aos prédios públicos, sendo este o objetivo buscado pela Administração Municipal”.
Ana Alice, secretária de administração, esclareceu que a vigilância patrimonial é realizada em parceria com a Defesa Social, mas que a pasta não dispõe de veículos ou guarda municipal, sendo a Guarda Municipal acionada apenas em casos de emergência.
Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de ações concretas para reforçar a segurança dos prédios públicos, garantindo um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento educacional dos alunos.
Assista ao vídeo do diretor da escola:
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário