Vereador questiona monitoramento por câmeras de segurança nas escolas municipais
Atualizado em 21/03/2025
A segurança nas escolas municipais de Poços de Caldas entrou em pauta na Câmara Municipal. O vereador Wellington Paulista (PSDB) apresentou um requerimento solicitando informações ao Executivo sobre o sistema de câmeras de monitoramento nas unidades de ensino da rede municipal. O parlamentar destacou a importância da medida para a proteção de alunos, professores e demais profissionais da educação.
A iniciativa baseia-se na Lei n.º 9.640/2021, que torna obrigatória a instalação de câmeras nas dependências e arredores das escolas públicas municipais. Diante disso, Paulista questiona quais unidades já contam com o sistema de monitoramento e em que condições ele opera.
“A nossa preocupação é em relação às escolas, alunos, servidores e famílias. Há escolas que até têm o sistema de segurança, como a Escola Haroldo Affonso Junqueira, porém, em algumas outras não. Então, fica aqui o questionamento para entendermos quais escolas estão com esse monitoramento e o apoio da Secretaria de Educação nesta questão”, afirmou o vereador.
O parlamentar também chama atenção para o aumento dos casos de violência em instituições de ensino pelo país e reforça a necessidade de ações preventivas em Poços de Caldas.
“Sabemos que esse tipo de iniciativa demanda investimento e planejamento estratégico, mas é fundamental garantir que a proteção à comunidade escolar seja eficiente”, pontuou.
Além de perguntar sobre a existência e abrangência das câmeras, Paulista quer saber qual empresa é responsável pelo serviço e se há um plano de ampliação do sistema de monitoramento.
Outras dúvidas levantadas pelo vereador incluem se as imagens captadas são monitoradas em tempo real e se os gestores escolares têm acesso a elas. Ele também solicita informações sobre eventuais ocorrências registradas recentemente. O requerimento aguarda resposta do Executivo.
Leave a Reply