Sistema ProConsumidor enfrenta instabilidades e afeta atendimentos no Procon de Poços de Caldas
Atualizado em 05/05/2025
O sistema ProConsumidor, utilizado pelo Procon de Poços de Caldas para registro e gerenciamento de atendimentos, vem enfrentando instabilidades nos últimos dias. Segundo comunicado oficial, as falhas são provocadas por limitações de capacidade, o que tem causado quedas frequentes e prejudicado, principalmente, a criação de novos registros.
Desde o dia 3 de abril, o sistema não registrava novas ocorrências. No entanto, nesta segunda-feira (5), voltou a apresentar comportamento atípico. A equipe de infraestrutura técnica, em conjunto com a fábrica de software responsável pela plataforma, foi acionada e trabalha na identificação das causas do problema.
A administração municipal esclareceu que as falhas não são de responsabilidade do Procon local, mas sim do sistema nacional ProConsumidor, que é gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
Como medida temporária, a Senacon autorizou o bloqueio automático para abertura de novos atendimentos sempre que os recursos operacionais do sistema estiverem esgotados, visando preservar a estabilidade da plataforma.
A Prefeitura agradeceu a compreensão da população diante da situação.
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