SECULT busca captação de recursos para projetos de incentivo à cultura
Empresas podem investir em cultura, cidadania e divulgação direcionando parte do imposto
Por Pedro Correa
Para facilitar o encontro entre os empreendedores culturais e as empresas instaladas na cidade, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura está empenhada em viabilizar a captação de recursos dos projetos de Incentivo à Cultura com certificados de aprovação para 2023 junto a empresas locais.
Todas as empresas contribuintes do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), não optantes pelo Simples Nacional e que estejam em situação regular junto à Prefeitura podem patrocinar projetos culturais. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituição do imposto da empresa, apenas direciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento da cidadania.
Dando prosseguimento à iniciativa “Investir em Cultura é um bom negócio”, lançada em 2021, a Secult segue atuando junto ao empresariado local, fazendo a interface com os empreendedores culturais. Neste ano, além das informações básicas sobre o funcionamento, na prática, do mecanismo de Incentivo à Cultura e os motivos para que a empresa se torne uma incentivadora cultural, o material de divulgação disponibilizado foi atualizado com a listagem dos 169 projetos aprovados, divididos por linguagem artística: música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, artes integradas, preservação e restauração do patrimônio cultural, literatura e pesquisa e documentação.
Resultados
Pela primeira vez, já há captação de recursos no mês de janeiro. Tradicionalmente, a grande maioria dos desembolsos tinha início em março do ano corrente. Até o momento, 25 projetos de Incentivo à Cultura já estão com captação ativa junto a 10 empresas locais amigas da Cultura.
Oportunidade de negócio
No ano passado, o mecanismo municipal de Incentivo à Cultura recebeu, ao todo, 177 projetos. Foram aprovados 162 e 75 conseguiram efetivar a captação junto a 30 empresas locais, totalizando o investimento de R$ 1.053.694,63, com 63 locais atendidos com programação cultural, 204 artistas e 55 técnicos trabalhando diretamente e público estimado de mais de 87.000 pessoas.
“Acreditamos na força dos projetos culturais e da arte e da cultura. E, para que tudo isso aconteça, a parceria das empresas é fundamental, somada aos investimentos com orçamento próprio do município, em consonância com as discussões propostas pelo Conselho de Política Cultural e suas câmaras setoriais”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Incentive um projeto cultural
Os representantes das empresas locais que queiram saber mais sobre o mecanismo de Incentivo à Cultura e conhecer os projetos aptos para captação podem entrar em contato pelos telefones (35) 3697-2389 e (35) 3697-2335 (Whatsapp), pelo e-mail secultpocos@gmail.com ou presencialmente, na Secretaria Municipal de Cultura, no Espaço Cultural da Urca.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas
Deixe um comentário