Projeto do vereador Flavinho garante oferta do exame HPV-PCR para detectar câncer de colo de útero
A medicina preventiva é uma ferramenta que pode transformar e salvar vidas, e deve ser amplamente utilizada. Com políticas públicas bem programadas, é possível avançar no enfrentamento de doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas em estágios iniciais. Pensando na saúde das mulheres, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) apresentou um Projeto de Lei Complementar que visa garantir a oferta obrigatória do exame HPV-PCR para a pesquisa de DNA do colo de útero na rede SUS de Poços de Caldas, com amplo acesso à população.
Este exame, que realiza o sequenciamento genético do HPV (Papilomavírus Humano), tem o potencial de detectar a probabilidade de uma paciente desenvolver câncer de colo de útero, representando um avanço tecnológico significativo. As orientações recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o teste de HPV-DNA como método preferido, em substituição à inspeção visual com ácido acético (VIA) ou citologia (Papanicolau), que eram os métodos mais utilizados para detectar lesões pré-cancerosas. O teste de HPV-DNA é capaz de identificar cepas de alto risco que estão associadas a quase todos os casos de câncer de colo de útero.
De acordo com o vereador Flavinho, esse método oferece um diagnóstico objetivo, reduzindo a margem de interpretação de resultados. Além disso, é mais simples e tem o potencial de prevenir um número maior de casos de câncer. Ele destaca a importância do autoexame, que pode ser realizado pelas pacientes em suas casas após receber as orientações necessárias, o que ajuda a superar a falta de adesão a esse exame crucial para a saúde da mulher.
O projeto de lei foi motivado por pesquisas realizadas pela assessoria de gabinete do vereador e por conversas com profissionais da saúde que enfatizaram a importância do exame para a saúde das mulheres. Flavinho ressalta que a adoção do exame de sequenciamento genético do HPV não substitui integralmente o exame preventivo de Papanicolau, mas serve como uma ferramenta complementar para fornecer informações mais precisas sobre a propensão ao HPV a médio prazo.
O Projeto de Lei Complementar n. 07/2023, que inclui um dispositivo no Código de Vigilância à Saúde para oferecer o exame HPV-PCR na rede pública de saúde, agora seguirá para análise das Assessorias e Comissões Permanentes da Câmara. A proposição está disponível para consulta no Portal da Câmara e representa um passo significativo na melhoria do cuidado e assistência às mulheres de Poços de Caldas.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário