As multas em Poços de Caldas são mais de 15 vezes superiores proporcionalmente às de Belo Horizonte
Nesta terça-feira, 12, o Secretário de Defesa Social de Poços de Caldas (Demutran), Rafael Tadeu Conde Maria, participou do programa Café Interativo aqui na SulMinasTV, onde foi confrontado por um internauta sobre a suspeita de que a cidade estaria se tornando uma “indústria da multa”. Em resposta, Conde defendeu a baixa incidência de autuações na cidade, declarando: “Nosso número de autuações é muito baixo, muito baixo. Ano passado foram 42 mil autuações. Divide isso por 365 dias, dá 115 autuações por dia. Se você dividir 115 pelo número de agentes, que são 19 guardas municipais credenciados, 22 radares e policiais militares, quanto que dá por agente? Um, dois, no máximo.”
Contudo, ao investigar os números, a equipe de jornalismo da SulMinas TV descobriu que, em Belo Horizonte, a situação é bastante diferente. Entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a capital mineira registrou um total de 100.153 multas, de acordo com informações da prefeitura.
Ao compararmos as proporções consultamos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a frota total de veículos no Brasil. A discrepância torna-se ainda mais evidente. Poços de Caldas, com uma frota de aproximadamente 120 mil veículos, teve cerca de 35% de seus veículos autuados. Enquanto isso, em Belo Horizonte, com uma frota consideravelmente maior, composta por 2 milhões e 600 mil veículos, apenas 1,79% dos veículos foram alvo de multas.
AUTUAÇÃO X MULTA
Apesar das prefeituras utilizarem diferentes fontes de dados autuações e multas, uma análise do DENATRAN revela que, segundo as estatísticas mais recentes, 92% das autuações viram multas no Brasil. Mantendo então essa disparidade significativa.
Fontes: IBGE, DENATRAN, Jornal O Tempo, DEMUTRAN Poços de Caldas.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário