DME cadastra moradores e trabalhadores em área potencialmente afetada pela Represa Saturnino de Brito
O Departamento Municipal de Eletricidade (DME) de Poços de Caldas, está realizando um importante cadastro de pessoas que residem ou trabalham na região que poderia ser atingida em caso de rompimento da barragem da Represa Saturnino de Brito.
Este cadastro faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), uma exigência legal, que visa garantir a segurança da população em situações de risco, mesmo que a represa atualmente não apresente nenhum perigo iminente de rompimento, e nenhuma alteração na estrutura da barragem tenha sido identificada pelo departamento.
Profissionais de uma empresa terceirizada estão realizando visitas domiciliares para levantar quantas pessoas moram ou trabalham na área potencialmente afetada, com o objetivo de estabelecer um plano eficaz para a proteção da população. A represa, que teve sua inauguração em fevereiro de 1936, foi projetada por um dos mais renomados engenheiros sanitaristas do país, Saturnino de Brito, visando principalmente o controle de enchentes na área central da cidade. Hoje, a água da represa é utilizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto para o abastecimento da cidade.
A previsão é de que o cadastro dos moradores seja concluído em até dois meses, e no segundo semestre devem ser realizados simulados para aprimorar a eficiência do Plano de Ação de Emergência. A expectativa é de que o plano completo esteja pronto até o mês de dezembro, proporcionando maior segurança à comunidade em caso de necessidade.
Deixe um comentário