Dia D contra a Dengue em Poços de Caldas Acontece nesta Sexta-feira (15)
No próximo dia 15, sexta-feira, Poços de Caldas estará em alerta máximo contra a Dengue.
O município promoverá o Dia D de mobilização contra a doença, em resposta ao alarmante aumento de casos no país.
O evento, organizado pela Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, contará com a participação de diversos setores da prefeitura, incluindo Educação, Serviços Públicos e Forças de Segurança. Além disso, a colaboração da comunidade e do comércio será fundamental para intensificar o combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras arboviroses.
Até o momento, Poços de Caldas já registrou 91 casos confirmados de Dengue, de acordo com dados do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O total de casos prováveis chega a 438. Felizmente, não houve registro de óbitos pela doença na cidade, e nenhum caso está sob investigação.
Os números alarmantes não se restringem apenas ao município: em todo o estado de Minas Gerais, foram confirmados 175.481 casos de Dengue, resultando em 60 mortes.
Dengue
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.
Transmissão:
Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea do mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além do fato de que a gestante está mais suscetível a desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, em populações vulneráveis como crianças ou idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.
Existem quatro tipos de vírus de dengue – sorotipos 1, 2, 3 e 4. A febre alta é um dos principais sintomas da doença. Outros são dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
A infecção por dengue também pode não causar sintomas, ser leve ou grave. Nesse último caso, pode até levar à morte.
As pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.
Não há tratamento específico para a dengue. De acordo com a avaliação médica, são recomendadas medidas como fazer repouso, ingerir bastante água e não tomar medicamentos por conta própria. Pode ser recomendada também a hidratação com soro nas veias.
Em caso de suspeita, é fundamental procurar um profissional de saúde para ter o diagnóstico correto.
Medidas de prevenção:
É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre as medidas a serem adotadas estão, esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Fontes: Secom e Ministério da Saúde
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário