CPI da Saúde: Delegado de Polícia Federal de Varginha Solicita Documentação Completa
O delegado de Polícia Federal de Varginha, Diego Bruno Dias do Nascimento, tomou uma medida crucial em relação às investigações sobre a saúde pública em Poços de Caldas. Em um ofício enviado ao presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereador Douglas Dofu, o delegado solicitou o encaminhamento imediato de cópia da documentação completa da CPI da Saúde, juntamente com o relatório preliminar da mesma CPI.
A iniciativa foi motivada pela representação civil apresentada pelo presidente da CPI, vereador Silvio de Assis, e pelo relator, vereador Diney Lenon, na Delegacia da Polícia Federal em Varginha. Nesta representação, os vereadores informaram uma série de denúncias de irregularidades nos contratos da área da saúde, as quais, segundo eles, resultaram em tragédias, incluindo mortes de pacientes pela falta de atendimento adequado.
Entre as denúncias apresentadas, destacam-se a realização excessiva de consultas e procedimentos diários por médicos da rede pública, a suspeita de carga horária de trabalho aparentemente superior a 24 horas diárias, a ocupação de cargos públicos por médicos com familiares contratados pela rede pública de saúde municipal, além da contratação de uma empresa de saúde ligada a um grupo empresarial denunciado por corrupção no Estado do Rio de Janeiro. Também foi mencionada a possível destinação inadequada de recursos da COVID-19, em desacordo com a legislação.
Os vereadores informaram sobre a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e a contratação da empresa Grant Thornton para analisar os contratos. O relatório técnico resultante apontou diversas inconsistências e inconformidades relacionadas aos processos licitatórios em oito contratos.
De acordo com Silvio e Diney, as investigações apontam para uma possível malversação de dinheiro público que pode ultrapassar R$ 20 milhões. As irregularidades encontradas sugerem a prática de atos ilícitos, favorecimentos, fraudes e até formação de cartel.
Diante desse panorama, o delegado Diego Bruno Dias do Nascimento decidiu agir prontamente, solicitando à Câmara Municipal de Poços de Caldas a documentação completa da CPI da Saúde e o relatório preliminar. Essa medida reforça o compromisso da Polícia Federal em investigar e combater crimes contra o patrimônio público, especialmente quando se trata da saúde e bem-estar da população.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário