Voltar para Notícias

Câmara promove audiência pública sobre exploração de Terras Raras em Poços de Caldas

Atualizado em 04/04/2025

 

A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 16 de abril, uma audiência pública para discutir a exploração de Terras Raras no município. O encontro está marcado para as 18h, a partir de requerimento dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT).

Entre os convidados para o debate estão representantes das ONGs Planeta Solidário e Poços Sustentável, além da Aliança pela APA Pedra Branca, de Caldas. Também participarão representantes das empresas Meteoric e Viridis, que manifestaram interesse na extração desses minerais estratégicos na região sul de Minas Gerais.

A mesa de discussão contará ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, e do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zincone.

Segundo Diney Lenon, o objetivo da audiência é permitir que as empresas apresentem informações detalhadas sobre os projetos.

“A nossa preocupação é que a atividade aconteça dentro da legalidade, com respeito ao meio ambiente, e que também traga benefícios concretos para a população, como geração de empregos e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Já o vereador Tiago Mafra destacou a importância do debate diante da dimensão do empreendimento.

“Estamos falando de um tipo de mineração pouco comum no Brasil, com investimentos bilionários e alto consumo de água. Isso exige um olhar atento da sociedade e dos órgãos públicos”, pontuou.

A audiência pública busca esclarecer dúvidas da população e promover a participação da sociedade civil no debate sobre os impactos e oportunidades da exploração de Terras Raras em Poços de Caldas.

O evento será transmitido ao vivo pelo site da Câmara Municipal (www.pocosdecaldas.mg.leg.br) e pelas redes sociais oficiais do Legislativo, como Facebook e YouTube.

Interessados podem encaminhar dúvidas e sugestões pelo WhatsApp (35) 3729-3800. O conteúdo também ficará disponível online após o término da audiência.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Comentário (1)

  • Alvaro Inacio Ferreira Filho Responder

    Se preocupar com o meio ambiente é o principal item a ser cumprido por parte das mineradoras para terem certificações que as capacitam a se manter no mercado e que certamente estão entre os documentos que habilitaram as empresas a se qualificarem a assumir a exploração. Vejo essa audiência pública com um caráter meramente de promoção pessoal. Infelizmente partidos alinhados ideologicamente a esquerda deveriam pensar também na criação de empregos e nos impostos que as empresas podem gerar para desenvolvimento do município e/ou aplicação em programas sociais. Trabalho é o maior fator de inclusão social. Criar ambiente hostil ao desenvolvimento, no meu entender, não é a melhor política.

    04/04/2025 em 18:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Notícias