Apagão atinge várias regiões do Brasil, afetando o fornecimento de energia em Poços de Caldas
Um apagão afetou diversas regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma falha na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de aproximadamente 16 mil megawatts (MW) de carga elétrica.
O incidente foi desencadeado devido à abertura da interligação Norte-Sudeste, de acordo com informações fornecidas pelo ONS. As causas subjacentes da ocorrência estão atualmente sob investigação.
Os esforços para restabelecer o fornecimento de energia elétrica foram imediatamente iniciados em todas as regiões. Até às 9h16, cerca de seis mil MW já haviam sido restaurados, conforme divulgado pela ONS.
O apagão começou a ser observado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília, coincidindo com o tradicional aumento de carga no sistema elétrico. Em apenas dez minutos, houve uma queda de 25,9% na carga elétrica do país.
A DME Distribuição, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, em nota declarou que a interrupção não programada afetou vários circuitos da rede elétrica, resultando na falta de energia em Poços de Caldas. Mais de 7 mil unidades consumidoras ficaram sem eletricidade, afetando parte da zona leste, parte da zona oeste e parte da região central da cidade.
Devido ao fato de a distribuidora fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), o impacto do incidente também reverberou em níveis maiores, ocasionando oscilações no sistema elétrico do país.
Conforme protocolos estabelecidos pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), em situações como essa, é acionado o Esquema Regional de Alívio de Carga, visando desconectar preventivamente alguns alimentadores. Felizmente, o fornecimento de energia elétrica está gradativamente retornando ao normal na cidade afetada.
Mantenha-se sempre informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique no link –>
Deixe um comentário