Aneel Anuncia Bandeira Verde e Ausência de Cobrança Extra na Conta de Luz para Setembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelou na última sexta-feira, 25, a continuação da bandeira tarifária verde para o mês de setembro, mantendo as tarifas de energia elétrica sem acréscimo. Essa configuração, que está em vigor desde abril de 2022, reflete a melhoria nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede de transmissão que distribui eletricidade das usinas aos consumidores.
A perspectiva da área técnica da ANEEL é de que a bandeira permanecerá na cor verde até o encerramento de 2023, sinalizando estabilidade no custo da energia. Caso fossem adotadas outras bandeiras tarifárias, os reajustes poderiam chegar a 64%, como previamente aprovado em junho de 2022. Esse aumento seria resultado da inflação e dos custos mais elevados das usinas termelétricas, impulsionados pelo encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
Contudo, o cenário atual é favorável, com reservatórios bem abastecidos e a expansão das energias eólica e solar, além da queda nos preços internacionais dos combustíveis fósseis. Como resultado, a ANEEL anunciou recentemente a aprovação de uma consulta pública para uma possível redução de até 36,9% nas bandeiras tarifárias, buscando aliviar ainda mais o custo da energia para os consumidores.
O sistema das bandeiras tarifárias, implantado em 2015, tem como objetivo proporcionar uma compreensão mais clara do custo real da energia elétrica, permitindo que os consumidores estejam conscientes das condições de abastecimento e das variações nos preços. Com a continuidade da bandeira verde e a ausência de custos adicionais em setembro, os brasileiros podem contar com um alívio nas despesas com a conta de luz.
Fonte: ANEEL e Agência Brasil.
Mantenha-se sempre informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique no link –>
Deixe um comentário