ALERTA: Levantamento Revela Situação de Risco para Epidemia de Dengue em Poços de Caldas
De 15 a 19 de janeiro, os Agentes de Endemias da secretaria de Saúde de Poços de Caldas realizaram o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa), abrangendo 3.919 imóveis em diversos pontos da cidade.
Os resultados indicam um índice de infestação predial de 3,3%, situando o município em alerta de médio risco para epidemias de dengue, zika e chikungunya. Das 7 regiões pesquisadas, uma foi classificada como baixo risco (região central), três como médio risco (Centro-leste, centro-sul e oeste), e duas como alto risco (sul e leste).
Dos imóveis visitados, 143 focos positivos do mosquito foram identificados em 106 deles. Notavelmente, apenas 5 focos estavam presentes em terrenos baldios, ressaltando que 95,3% dos focos foram encontrados em residências.
Os dados revelam que 45,5% dos focos são depósitos de água móveis, como vasos de plantas e frascos plásticos, enquanto 37,8% são depósitos de água passíveis de remoção, como pneus e lixo. Assim, 83,3% dos focos são facilmente elimináveis ou removíveis.
A pesquisa destaca a necessidade de um esforço coletivo no combate ao Aedes aegypti, envolvendo o poder público em ações multissetoriais e a população. Medidas simples no dia a dia podem reduzir a infestação do mosquito no município. Nos próximos dias, a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental realizará ações de mobilização social, educação em saúde e intensificação de visitas domiciliares nas regiões de maior risco, além das atividades rotineiras, como inspeções em pontos estratégicos e bloqueios de transmissão em localidades com casos confirmados.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário