Aedes Aegypti: Experimento de Universidade de MG Revela que o Mosquito Pode Picar até Mesmo por Cima da Roupa
Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) revelou uma descoberta alarmante: o Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, pode picar as pessoas mesmo quando estão vestidas. Realizado pelo Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb) da instituição, o experimento demonstrou que, devido ao tamanho do aparelho bucal, as fêmeas do mosquito conseguem penetrar os tecidos das roupas para se alimentarem de sangue humano.
“Esse inseto, essa fêmea, tem a capacidade de se alimentar mesmo com a pessoa usando roupa, porque ela tem o aparelho bucal longo. E, em contato com o tecido que está sobre a pele, ela consegue fazer com que o aparelho bucal atravesse a roupa, permitindo que ela se alimente do sangue.” relata a coordenadora do Nupeb-Ufla, Joziana Barçante,
A descoberta lança um alerta sobre a eficácia do uso de repelentes. Barçante enfatiza a importância de aplicar o repelente antes de vestir as roupas e reaplicá-lo após se vestir, a fim de reduzir o risco de contato com o mosquito. Os testes foram conduzidos com insetos não contaminados, criados em laboratório.
Essa revelação tem implicações significativas para áreas afetadas por doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a dengue.
No Sul de Minas, os casos de dengue confirmados atingiram 56,6 mil, conforme dados desta semana da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Fonte: Com informações de G1.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário