7 de abril é Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
Atualizado em 07/04/2025
Nesta segunda-feira (7/4), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma data importante para conscientizar e debater sobre a segurança no ambiente escolar. A data foi estabelecida pela Lei 13.277, de 2016.
O dia contribui para orientar, refletir, promover debates e palestras nas escolas e comunidade, auxiliando na disseminação de informações sobre como prevenir o Bullying e promover valores como respeito, empatia e inclusão.
Neste sentido, Poços de Caldas conta com um importante documento, organizado pelo Comitê de Proteção Escolar, a Cartilha de Combate ao Bullying e Cyberbullying: de prevenção e encaminhamento.
“Lembrando que quanto mais humanizado o ambiente escolar, tanto para alunos quanto para a equipe, mais segura a escola se torna. Um abraço, uma palavra e a escuta são essenciais. A empatia pode transformar”, destaca o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.
Durante todo o mês de abril, o Ministério da Educação realiza a Semana da Convivência Escolar “Eu respeito, você respeita, nós construímos!”, com o objetivo de promover um ambiente escolar acolhedor, seguro e respeitoso, que fortaleça vínculos e previna situações de violência nas escolas.
Bullying
A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, ou seja, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros. É um ato rotineiro em que um jovem ou grupo começa a perseguir um ou mais colegas.
Crianças que têm um perfil mais retraído costumam ser as maiores vítimas. No geral, elas apresentam maior dificuldade para se expressar ou se abrir em casa ou na escola. O medo de piorar a situação, quando a chantagem costuma fazer parte das agressões, também contribui para o silêncio.
Por isso, é muito importante que a família e a escola estejam atentas. Queda no rendimento escolar, faltas na escola e mudanças no comportamento são os sinais mais frequentes apresentados por quem sofre esse tipo de violência.
Os mesmos cuidados valem para situações enfrentadas fora da escola, seja no mundo virtual – como em casos de cyberbullying –, na vizinhança onde moram ou nos locais que costumam frequentar.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário