Votação popular do 1º Prêmio Poços Gastronômica está aberta
Atualizado em 01/09/2025
Público poderá escolher entre 180 indicados em 36 categorias até 19 de outubro

Poços de Caldas deu início à sua maior celebração da culinária local. Até o dia 19 de outubro, o público poderá participar da votação popular do 1º Prêmio Poços Gastronômica, escolhendo os estabelecimentos e profissionais que mais se destacaram em 2025 no setor gastronômico da cidade. A votação é gratuita e acontece no site www.pocosgastronomica.com.br.
Diversidade de categorias
A premiação reúne 180 indicados em 36 categorias, contemplando desde bares, botecos, cafeterias, padarias, sorveterias, pizzarias e hamburguerias até especialidades como cozinha mineira, vegana/vegetariana, carnes, massas e peixes.
O reconhecimento também se estende a profissionais como chefs, baristas, garçons e mestres cervejeiros. Entre os destaques, haverá categorias como Novidade do Ano, Melhor Música ao Vivo, Melhor Produto Local e Melhor Regional, além da eleição dos melhores pão de queijo, torresmo e coxinha da cidade.
Como funciona a escolha dos vencedores
O processo é dividido em quatro etapas:
- Indicações do júri e da curadoria: 40 jurados definiram cinco nomes por categoria a partir de critérios de qualidade, atendimento e relevância.
- Votação popular: definirá os três finalistas de cada categoria.
- Votação do júri: os finalistas escolhidos pelo público serão avaliados pelos jurados.
- Resultado final: os vencedores serão anunciados na noite de premiação, considerando os votos do público (50%) e do júri (50%).
Segundo o criador e curador do prêmio, Juliano Procopio Ramos Silva, o objetivo é valorizar e promover a gastronomia local.
“O Prêmio Poços Gastronômica nasce com a missão de reconhecer a importância dos estabelecimentos e profissionais para o fortalecimento do turismo cultural e da economia criativa da cidade”, afirmou.
Apoio e realização
O 1º Prêmio Poços Gastronômica é viabilizado pelo incentivo cultural da Citur, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, Abre, Frente da Gastronomia Mineira, Abrasel e Descubra Poços de Caldas, com realização da Labuta.
Nossos canais de comunicação:


Comentário (1)
👏👏👏👏👏👏👏👏👏