Voltar para Notícias

[Vídeo] Advogada dos charretistas afirma que processos judiciais não apontam maus-tratos e critica encerramento da atividade em Poços de Caldas

Atualizado em 11/12/2025

 

Dra. Gabriela Cordeiro – Advogada.

A advogada Gabriela Cordeiro, representante da Associação dos Condutores de Veículo de Tração Animal de Poços de Caldas, divulgou um pronunciamento sobre a votação marcada para esta sexta-feira (12), quando a Câmara Municipal analisará o substitutivo ao projeto que prevê a criação da Carruagem Elétrica e a extinção das charretes no município.

Em vídeo, a defensora contestou argumentos favoráveis ao fim da atividade e afirmou que nenhum processo judicial movido contra os charretistas apontou maus-tratos aos animais.

“Não há indício de maus-tratos”, diz advogada

Segundo Gabriela, todas as ações judiciais envolvendo os charretistas já foram encerradas ou seguem em tramitação de forma favorável aos trabalhadores. Ela afirma que, em todos os processos, não foi constatado nenhum episódio de maus-tratos.

A advogada destacou ainda uma perícia realizada neste ano por uma veterinária de outro município, que teria concluído que o encerramento abrupto da atividade pode causar prejuízo aos próprios animais, que estão habituados à rotina de trabalho.

“Além de não existir indícios de maus-tratos, o encerramento abrupto pode ocasionar perda da qualidade de vida dos cavalos que estão acostumados a trabalhar”, afirmou.

Críticas ao projeto e preocupação com o futuro dos animais

Gabriela também criticou o texto que será votado, alegando que ele não prevê medidas adequadas para manutenção dos cavalos após o fim da charretagem, o que poderia impactar tanto os trabalhadores quanto os animais.

“O projeto prejudica a subsistência e a dignidade dos charretistas, mas também prejudica os cavalos, pela ausência de auxílio e pelo encerramento em curto prazo”, disse.

A advogada pediu que a população acompanhe o tema com atenção e considerou que, mesmo quem defende o fim das charretes, deveria se preocupar com a forma como a transição está sendo proposta.

“Por mais que a pessoa seja favorável ao encerramento da atividade, do jeito que está sendo votado não irá beneficiar nem mesmo os animais”, concluiu.

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias