Voltar para Notícias

Vereadores recebem secretários para discutir consórcio na saúde e doações de terrenos no Distrito Industrial

Atualizado em 05/09/2025

 

Na última segunda-feira (01), aconteceu uma reunião entre vereadores, secretários municipais e representantes do Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS). O encontro, agendado pelo vereador Lucas Arruda (REDE), contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Luís Augusto de Faria Cardoso, do secretário adjunto da pasta, José Gabriel Pontes Baeta da Costa, e do secretário de Governo, José Carlos Trinca Zanetti.

O secretário de Saúde apresentou aos vereadores a proposta de adesão do município ao CIMINAS, entidade que reúne cidades do Planalto de Araxá e outros municípios mineiros, para desenvolver soluções conjuntas em diferentes áreas da gestão pública. No setor da saúde, a participação no consórcio pode agilizar a aquisição de medicamentos, insumos médicos e hospitalares por meio das atas já firmadas pela entidade.

Em licitações no formato Pregão, a Prefeitura pode aderir à ata do consórcio. Já no Credenciamento, o CIMINAS faz um rateio das custas, e o município contribui apenas com a parte que utilizar.

Segundo Luís Augusto Cardoso, a medida representa uma alternativa eficiente para o município:

“O consórcio traz soluções que atacam gargalos importantes, sobretudo na saúde, permitindo economia de recursos sem gerar aumento de gastos. É uma possibilidade consistente para superar desafios de gestão e dar respostas mais rápidas à população”, destacou.

Lucas Arruda ressaltou que a adesão ao consórcio contribui muito para que o município tenha possibilidades e agilidade de contratação:

“Isso pode agilizar procedimentos, trazer mais transparência e organização das questões de saúde, principalmente ferramentas de gestão, fazendo que a população tenha o benefício direto”, destacou.

O projeto será enviado à Câmara Municipal para avaliação e votação dos vereadores, segundo informaram os secretários.

Distrito Industrial

Já na terça-feira (02), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, também esteve reunido com os parlamentares para apresentar projetos que serão encaminhados ao Legislativo. As propostas tratam da doação de terrenos do Distrito Industrial para as empresas Agrimetal, Morandin e para a ampliação da Danone, que mantém em Poços de Caldas sua única planta no Brasil.

De acordo com Franco Martins, a iniciativa faz parte da Lei do Avança Poços e já foi compartilhada previamente com os vereadores:

“Estamos trazendo projetos de empresas que vão gerar investimentos e empregos, tudo em conformidade com a lei, incluindo a contrapartida voltada para educação, esportes e assistência social. Além disso, apresentamos uma minuta de atualização da legislação para ser discutida em conjunto”, afirmou .

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias