Vereadores apresentam projeto que permite agendamento de consultas por aplicativo ou telefone
Atualizado em 15/08/2025
A Câmara de Poços de Caldas analisa o Projeto de Lei nº 85/2025, que estabelece a possibilidade de agendamento e cancelamento de consultas médicas, exames e procedimentos pelo SUS por meio de aplicativo ou telefone. A proposta foi apresentada pelos vereadores Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), o Flavinho, e Douglas Dofu (União Brasil).
Detalhes da proposta
Pelo texto, usuários das Unidades de Saúde do município poderão agendar ou cancelar atendimentos de forma remota. No caso de cancelamento, será necessário avisar com pelo menos 24 horas de antecedência.
O projeto prevê que as unidades afixem em locais visíveis informações sobre o funcionamento da norma, incluindo o endereço eletrônico do aplicativo e os números de telefone para contato.
Além disso, o site da Prefeitura deverá disponibilizar links para download do aplicativo e a lista atualizada dos telefones de cada unidade, bem como um tutorial com o passo a passo para o agendamento e cancelamento.
Justificativas
Segundo Flavinho, a medida busca otimizar o atendimento e reduzir as ausências injustificadas, que afetam o funcionamento da rede pública.
“O que se busca é a efetividade, a melhoria constante e a facilidade para o cidadão”, afirmou.
Já para Dofu, a proposta complementa políticas públicas que visam facilitar o dia a dia da população.
“O agendamento e o cancelamento por aplicativo ou telefone vai reduzir faltas, otimizar o uso das agendas e garantir que mais pessoas tenham acesso ao atendimento no momento certo, sem custos adicionais para o município”, disse.
Tramitação
O projeto foi encaminhado para análise das Comissões Permanentes da Câmara e, após parecer, seguirá para votação em plenário. O texto completo pode ser consultado no site www.pocosdecaldas.mg.leg.br.
Nossos canais de comunicação:



Comentário (1)
Muito bom!!! Não esqueçam que essa evolução vai exigir resposta rápidas quanto ao atendimento. Bom trabalho.