Voltar para Notícias

Vereador cobra transparência e melhoria na coleta de lixo no bairro São José

Atualizado em 05/12/2025

 

 

Fiscalização do serviço e possível falha contratual estão entre os pontos levantados por Tiago Mafra 

A Câmara de Poços de Caldas aprovou, nesta semana, um pedido de informações ao Executivo que trata da forma como vem sendo realizada a coleta de resíduos sólidos no bairro São José. O Requerimento nº 4050/2025, apresentado pelo vereador Tiago Mafra (PT), aponta possíveis problemas no serviço feito por meio de caçambas e solicita esclarecimentos sobre o contrato vigente e as responsabilidades da empresa encarregada.

Falta de regularidade no serviço

De acordo com o parlamentar, caçambas foram instaladas em diversos pontos do bairro para a coleta de lixo, porém moradores relatam que o trabalho não está sendo executado de maneira regular. A situação teria causado acúmulo de resíduos e transtornos à população.

Mafra afirma ainda ter recebido informações de que a coleta estaria sendo feita, na prática, por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o que levantaria dúvidas sobre a efetiva atuação da empresa contratada e sobre o uso adequado dos recursos públicos.

“Esse fato levanta dúvidas quanto à efetiva prestação do serviço por eventual empresa contratada, à racionalidade do uso de recursos públicos e à organização da política de limpeza urbana na localidade”, destacou.

Questionamentos ao Executivo

No requerimento, o vereador pede que a Prefeitura informe se o serviço está, de fato, sendo realizado pela Secretaria Municipal ou pela empresa contratada, além de indicar se foram identificadas falhas na execução prevista em contrato. Ele também questiona se há previsão de revisão do modelo de coleta por caçambas, seja pela redistribuição dos pontos de depósito, mudança na forma de prestação do serviço, reforço da fiscalização ou adoção de outra estrutura de limpeza urbana para o São José.

Riscos à saúde e sobrecarga de equipes

Mafra ressalta que a falta de regularidade na coleta pode gerar problemas como mau cheiro, proliferação de vetores e riscos à saúde pública. Ele também alerta para a possibilidade de sobrecarga das equipes municipais caso estejam assumindo tarefas que deveriam ser executadas por empresa terceirizada.

“O que queremos são informações detalhadas sobre as responsabilidades de cada parte envolvida e de que modo está sendo realizada a fiscalização da execução contratual, a fim de garantir a adequada destinação dos resíduos e a boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Reclamações de moradores

O vereador solicita, ainda, que o Executivo informe se há registros formais de reclamações de moradores do bairro sobre a coleta por caçambas. Caso existam, pede o encaminhamento das principais demandas apresentadas à Prefeitura.

O requerimento aguarda resposta do Executivo.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias