Vereador cobra informações sobre demora em atendimentos médicos na rede pública de Poços de Caldas
Atualizado em 08/07/2025
No final de junho, o vereador João Batista da Silva (Republicanos), o Tista da Farmácia, apresentou um Requerimento na Câmara Municipal de Poços de Caldas questionando a Prefeitura sobre a demora nos atendimentos de diversas especialidades médicas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A proposta foi aprovada pelos demais parlamentares e aguarda resposta do Executivo.
Fila de espera preocupa vereador
De acordo com Tista, o pedido complementa outro Requerimento apresentado em maio deste ano, quando a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou dados atualizados à Câmara. Na ocasião, o levantamento apontava que havia 1.664 solicitações para consultas com ortopedistas, sendo 1.293 para retornos. Além disso, estavam pendentes 687 exames de ressonância magnética e 132 mamografias.
Preocupado com o volume e o tempo de espera, o vereador solicitou novos esclarecimentos. Ele alega que, sem uma solução rápida, muitas demandas acabarão se transformando em casos de urgência ou emergência. “Evidente que zerar as filas é algo intangível, pois a demanda sempre tende a crescer, mas algo tem que ser feito para minimizar essa situação. Com uma demanda tão elevada, com uma fila de espera de quase 27 mil pacientes para diversas especialidades, não resta dúvida de que muitos irão a óbito antes de atendimento”, alertou o parlamentar no documento.
Novas cobranças e questionamentos
No novo Requerimento, Tista questiona quais ações estão sendo tomadas para reduzir as filas e garantir atendimento digno à população. O vereador também quer saber o que falta para, pelo menos, amenizar o problema em relação às consultas com especialistas.
O documento completo, com todos os questionamentos, está disponível para consulta no site da Câmara Municipal de Poços de Caldas, sob o número 2.100/2025.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário