Vândalos entopem Poço de Visita com pedras e furtam tampões do DMAE em Poços de Caldas
Atualizado em 14/11/2025

Moradores do bairro Maria Imaculada, na zona oeste de Poços de Caldas, denunciaram nesta semana um vazamento de esgoto na Rua Percival Brandão de Oliveira. Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) foram ao local e identificaram que um Poço de Visita (PV) estava completamente tomado por pedras jogadas por vândalos, o que provocou o entupimento da rede e o extravasamento do esgoto.
O Poço de Visita é uma estrutura subterrânea utilizada pelas equipes de saneamento para acessar as redes de esgoto e drenagem, permitindo inspeção, limpeza e manutenção. O preenchimento do espaço com pedras impossibilita o funcionamento adequado da rede e gera transtornos à vizinhança, além de demandar intervenção emergencial do DMAE.
Outra prática recorrente que tem causado prejuízo ao município é o furto de tampões dos poços de visita. A retirada dessas tampas representa risco para pedestres, ciclistas e motoristas, além de gerar custos aos cofres públicos. Para reduzir os impactos dessa ação criminosa, o DMAE tem substituído, sempre que possível, os tampões de ferro por modelos de concreto, menos visados para furto.
O departamento reforça que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e, principalmente, das denúncias feitas pela população, fundamentais para coibir o vandalismo e proteger o patrimônio público.
Nossos canais de comunicação:


Comentário (1)
Ninguém sabe quem foi, não é???? Essas casas por aí, ninguém tem câmera. Agora é gastar dinheiro de impostos para refazer tudo de novo e depois de novo e de novo etc….
Assim é tranquilo.