Voltar para Notícias

UAI Poços oferece recuperação da conta gov.br por biometria em terminais de autoatendimento

Atualizado em 22/09/2025

Minas é o primeiro estado do país a disponibilizar a tecnologia em unidades de atendimento

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Poços de Caldas, localizada na Rua XV de Novembro, 386 – Centro, está entre as 48 de Minas Gerais que já contam com o novo serviço de recuperação da conta gov.br por biometria digital, disponível diretamente nos terminais de autoatendimento. A iniciativa é pioneira no país e coloca Minas como o primeiro estado a adotar o recurso.

A medida é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Além das UAIs, dois postos provisórios em municípios que estão em processo de implantação também receberam os equipamentos.

Como funciona o serviço

Os terminais são semelhantes a totens interativos e oferecem uma alternativa prática e intuitiva aos cidadãos. Com mais de 50 serviços disponíveis, as orientações aparecem diretamente na tela, garantindo autonomia no atendimento. Quando necessário, os usuários ainda podem contar com o suporte de servidores das UAIs.

A novidade amplia o conjunto de funcionalidades oferecidas à população e reforça a segurança no acesso à conta gov.br.

“Essa iniciativa amplia a autonomia do usuário, garante mais segurança no acesso à plataforma e reforça nosso compromisso de levar soluções modernas e inclusivas para todas as regiões do estado”, afirmou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Gov.br e segurança digital

A conta gov.br é a porta de entrada para mais de 4 mil serviços digitais do Governo Federal, como o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Em Minas, além dos terminais, os cidadãos contam ainda com o Balcão gov.br, atendimento presencial nas UAIs para criação, recuperação ou utilização da conta.

Segundo o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, o recurso deve beneficiar mais de 11 milhões de mineiros que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

“Isso garante a segurança dos dados da população e protege a conta gov.br dos cidadãos contra fraudes”, destacou.

Nível ouro e outros serviços

Pelos terminais, também é possível aumentar o nível de segurança da conta gov.br para ouro. Essa elevação permite acessar serviços digitais que exigem maior confiabilidade, como solicitação de benefícios previdenciários e transferência digital de veículos. O processo é simples: basta selecionar a opção “Aumentar nível” e realizar a leitura biométrica.

Além das funções ligadas à conta gov.br, os equipamentos possibilitam a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (1ª e 2ª via), emissão de atestado de antecedentes, alteração de endereço do condutor no mesmo município, segunda via de contas da Copasa, agendamento para doação de sangue, entre outros serviços.

Todos os recursos também estão disponíveis no Portal MG e no aplicativo MG App.

 

 


Fonte: Com informações de Agência Minas.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias