Voltar para Notícias

Sindserv acompanha denúncia de infestação por piolho de pombo em CEI de Poços de Caldas

Atualizado em 16/12/2025

 

Centro de Educação Infantil Maria do Rosário Bastos. Foto: Secom.

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) esteve nesta terça-feira (16) no Centro de Educação Infantil (CEI) Maria do Rosário Bastos para acompanhar uma denúncia anônima envolvendo uma situação considerada grave de infestação por piolho de pombo na unidade.

Salas e espaços interditados

Durante a visita, representantes do Sindserv constataram que a escola enfrenta uma infestação ativa do parasita. Em razão do problema, duas salas de aula, a brinquedoteca e um banheiro foram interditados, comprometendo o funcionamento regular do CEI.

Relatos de servidores

Em conversa com os servidores, o sindicato foi informado de que os pais e responsáveis receberam bilhetes com a opção de enviar ou não os alunos para a unidade. Já os funcionários não tiveram a mesma alternativa. Há relatos de servidor que passou mal em decorrência da situação, precisou de atendimento médico e fez uso de medicação antialérgica.

Sintomas e riscos à saúde humana

Em humanos, a infestação por piolho de pombo pode provocar coceira intensa (prurido), além do surgimento de lesões vermelhas e inchadas, conhecidas como eritematosas e maculopapulares. Também pode ocorrer descamação da pele. As manifestações podem aparecer em qualquer parte do corpo, o que frequentemente leva à confusão com quadros alérgicos ou picadas de outros insetos.

A coceira excessiva pode causar escoriações na pele, aumentando o risco de infecções secundárias, como foliculite e impetigo. Embora não haja relatos de transmissão de doenças infecciosas graves para humanos por esses ácaros, o desconforto é considerado significativo, sobretudo em crianças. Outro ponto de atenção é a possibilidade de migração dos parasitas para dentro de residências, ampliando o problema para além do ambiente escolar.

Medidas anunciadas pela Educação

Após o levantamento no local, o Sindserv entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que informou que a unidade passará por dedetização na tarde desta terça-feira. Além disso, as aulas estarão suspensas no período da manhã desta quarta-feira (17), e as servidoras deverão cumprir sua carga horária de trabalho em outro local.

Acompanhamento do sindicato

O Sindserv informou que seguirá acompanhando o caso e cobrando providências para garantir condições adequadas de saúde e segurança aos servidores e à comunidade escolar.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias