Segunda edição do Poços Analógica começa nesta quinta com atividades gratuitas
Atualizado em 09/12/2025

A 2ª edição do Poços Analógica – Festival de Fotografia começa sua programação aberta ao público nos dias 11, 13 e 14 de dezembro, ocupando o SESC Poços de Caldas, o Mercado Municipal, o Bar Gilbertinho e o Mirante Santa Rita com palestra, exposições e oficinas.
O evento teve início em outubro, em escolas da rede pública municipal, com oficinas de processos históricos — entre cianotipias, marrom Van Dyke e experimentações que aproximaram crianças e jovens do universo da fotografia artesanal. A seletiva nacional de fotos para a exposição coletiva recebeu quase 400 imagens vindas de 60 cidades diferentes e 20 estados do Brasil.
A palestra “Cartões Postais: fotografia mundializada”, do jornalista, pesquisador, músico e fotógrafo Rodrigo Busnardo, marca a abertura da fase pública do festival, no dia 11 de dezembro, às 19h30, no SESC Poços de Caldas. O encontro apresenta parte de sua pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida desde 2024 no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, no qual investiga a obra do fotógrafo Guilherme Gaensly e a construção iconográfica da cidade de São Paulo por meio dos cartões postais produzidos entre 1894 e 1925. Supervisionado pela professora doutora Renata Baesso Pereira, o estudo integra o projeto “A cidade de São Paulo e o fotógrafo Guilherme Gaensly” e aborda o papel dos postais na difusão visual moderna.
Na palestra, Busnardo discute a origem e a consolidação do cartão postal na história da fotografia, explorando seus desdobramentos estéticos, culturais e urbanos. Também apresenta exemplos de postais locais, regionais e internacionais, conectando diferentes temporalidades e mostrando como esse formato moldou imaginários coletivos em escala mundial.
A programação deste ano revela a crescente retomada dos processos analógicos no país. A seletiva para a mostra coletiva recebeu 387 fotografias analógicas de todas as regiões e superou os números de participação da edição anterior, em 2024, quando foram registradas contribuições de 18 estados e 51 cidades brasileiras. A seleção final, realizada pela equipe de produção coordenada por Sérgio Fernandes, idealizador do festival, vai reunir 20 fotografias impressas em tecido e exibidas no Mirante Santa Rita entre 12 e 30 de dezembro, compondo um painel do olhar analógico contemporâneo e sua multiplicidade estética. A lista dos selecionados pode ser conferida no Instagram – https://www.instagram.com/pocosanalogica/
Entre as exposições individuais, o Box Cultural do Mercado Municipal recebe “Possibilidades do Analógico”, da equipe Rebobinando, formada por Bianca Almada e Kelmer Maike. A mostra apresenta experimentações com filmes de diversas emulsões, câmeras antigas, técnicas de dupla exposição, longas velocidades e filmes vencidos, revelando a riqueza do acaso, das texturas e da materialidade que definem o processo analógico. O trabalho da dupla conecta pesquisa, memória urbana, retratos, paisagens e cenas do cotidiano, compondo um recorte que articula observação e sensibilidade para além do clique final.
No Bar Gilbertinho, a fotógrafa Indara Costa apresenta “Muito mais Ceará: Belezas, pessoas e histórias a contar”, resultado de uma imersão de 15 dias em quatro cidades cearenses, munida apenas de quatro rolos de filme 35mm. Suas imagens registram encontros espontâneos, gestos cotidianos e paisagens que se cruzam com as histórias de quem habita o território. Radicada em Poços de Caldas, Indara dedica seu trabalho à fotografia de rua e às narrativas afetivas que herdou da avó — memória fundadora de sua relação com o ato de documentar.
O Poços Analógica, em sua segunda edição, reafirma a vocação de Poços de Caldas para acolher iniciativas que combinam arte e ocupação criativa da cidade. Idealizado pelo fotógrafo e arte-educador Sérgio Fernandes, o festival fortalece redes de troca e experimentação, ao mesmo tempo em que amplia o diálogo sobre o lugar do analógico no presente. O festival, realizado pelo Projeto Janela Mágica, conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, parceria do SESC Poços de Caldas, apoio da Secretaria Municipal de Cultura, incentivo cultural do Hotel Golden Park e apoio da Lavanda Cultural.
Nesta edição, Sérgio Fernandes é acompanhado pelos profissionais Miguel Fernandes, Bibi Rodriguez, Dani Alvisi e João Ferreira. Além da equipe fixa o projeto conta ainda com a colaboração de Ana Clara Oliveira e Heloisa Gavazzi.
Serviço:
2º Poços Analógica – Festival de Fotografia
11, 13 e 14 de dezembro de 2025
https://www.instagram.com/pocosanalogica/
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário