Reunião debate implementação de mudanças no transporte público após aprovação de subsídio em Poços de Caldas
Atualizado em 16/02/2026
Representantes da sociedade civil organizada e integrantes do Executivo participaram, nesta semana, de uma reunião para discutir a implementação das mudanças no transporte público municipal após a aprovação do subsídio pela Câmara Municipal, ocorrida no final de dezembro. O vereador Lucas Arruda esteve presente no encontro.
Também participaram o prefeito Paulo Ney, o secretário de Governo Zanetti e o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Conde Maria.
Entre os representantes da sociedade civil, estiveram integrantes do Movimento Tarifa Justa, como Marcia Geremias, Maria José Roque, Marcelo Augusto Caetano, Anizete Ferreira, Valdirene Freitas, Francisca Souza e Ana Maria Cesáreo. O Movimento Estudantil foi representado por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC Minas, incluindo Julia Manucci, Luis Felipe, Vinicius Gouvea, Lara Beraldo e Eloah Costa. Também participaram representantes do Senac, Thieres Passos e Alexandre Costa, representando o Sistema S.
Medidas previstas no subsídio
O subsídio aprovado pelo Legislativo prevê uma série de melhorias estruturais no sistema de transporte coletivo. Entre as principais medidas estão:
- Redução da tarifa para R$ 5,00;
- Universalização do Meio Passe Universitário, incluindo estudantes do Sistema S;
- Concessão de gratuidade aos atiradores do Tiro de Guerra;
- Ampliação do atendimento a pessoas com deficiência;
- Otimização e ampliação de linhas e horários.
De acordo com o Executivo, o projeto está nos ajustes finais para sanção, cujo prazo se encerra em 20 de fevereiro. Após essa etapa, a regulamentação deverá ocorrer até o fim de março, procedimento necessário para que as mudanças passem a valer.
Fiscalização e acompanhamento
Durante a reunião, o vereador Lucas Arruda ressaltou a importância do acompanhamento do cronograma e da fiscalização das medidas previstas.
“Agora é hora de acompanhar prazos, ajustes nas linhas e horários, e garantir que as melhorias cheguem de verdade para quem depende do ônibus todos os dias”, afirmou.
O encontro teve como objetivo alinhar informações entre o poder público e os representantes da sociedade civil, além de esclarecer os próximos passos para a implementação das mudanças no transporte coletivo municipal.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário