Voltar para Notícias

PSF Santa Ângela promove ação educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Atualizado em 28/08/2025

 

Conheça como funciona o Programa de Controle do Tabagismo oferecido pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde de Poços de Caldas

Às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a equipe de saúde do PSF Santa Ângela, em parceria com estudantes de Medicina da PUC Minas – Campus Poços de Caldas, promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), uma ação educativa com a comunidade local.

Durante o encontro, foram apresentadas estratégias de abordagem individual e coletiva para a cessação do tabagismo, processo que auxilia pessoas que desejam parar de fumar e que é oferecido pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O médico Dr. Wallace Jordão Junior ressaltou a importância da iniciativa:

“Ações como essa são fundamentais porque aproximam a comunidade do serviço de saúde e reforçam que parar de fumar é possível. Além do apoio multiprofissional, oferecemos tratamento e acompanhamento contínuo, garantindo melhores condições de vida e prevenção de doenças associadas ao tabagismo”, destacou.

Como funciona o tratamento para quem deseja parar de fumar no SUS

O acesso ao tratamento é simples: basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e manifestar o desejo de parar de fumar. A partir daí, o paciente passa por uma avaliação médica que considera seu grau de motivação e o histórico de tabagismo. Conforme o caso, pode ser indicada uma abordagem individual ou em grupo, sempre com apoio multiprofissional. Quando necessário, o médico também pode prescrever medicamentos que auxiliam no controle dos sintomas de abstinência.

Em seguida, o paciente é encaminhado para o Programa de Controle do Tabagismo, estruturado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). O programa funciona principalmente por meio de grupos de apoio semanais, conduzidos por médicos, enfermeiros, psicólogos ou outros profissionais de saúde.

Nesses encontros, são oferecidas palestras educativas, rodas de conversa e estratégias para lidar com a abstinência. Dependendo do grau de dependência da nicotina, o médico pode prescrever adesivos, gomas ou pastilhas de nicotina, disponibilizados gratuitamente pelo SUS. Em casos específicos, outros medicamentos, como a bupropiona, também podem ser indicados.

Nos primeiros três meses, o acompanhamento é mais próximo, já que o risco de recaída é maior. Depois, as consultas passam a ser mensais ou conforme a necessidade. O apoio psicológico e a participação em grupos são fundamentais para fortalecer a decisão de abandonar o cigarro.

Em caso de recaída, o paciente pode retomar o tratamento a qualquer momento, sem perder o direito ao acompanhamento.

“O Programa de Controle do Tabagismo é uma das mais importantes estratégias de promoção da saúde pelo SUS.  Mais do que ajudar a abandonar o vício, o programa previne doenças graves, melhora a qualidade de vida das pessoas e reduz o impacto do tabagismo na rede de saúde. Nosso compromisso é garantir que cada cidadão que queira parar de fumar tenha acesso a informação, acolhimento e tratamento adequado. Ressalta o secretário adjunto de Saúde José Gabriel Pontes Baeta

 Dia Nacional de Combate ao Fumo

A data é celebrada todos os anos em 29 de agosto no Brasil. Ela foi instituída em 1986 por meio da Lei nº 7.488, como uma data oficial de mobilização nacional. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e seus impactos para a saúde e para a sociedade.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias