PROCON de Poços de Caldas alerta sobre golpes aplicados por falsos gerentes bancários
Atualizado em 23/01/2026

O PROCON de Poços de Caldas emitiu um alerta à população sobre golpes que vêm sendo praticados por estelionatários que se passam por gerentes de bancos. As abordagens têm atingido tanto pessoas físicas quanto jurídicas e ocorrem, principalmente, por meio de ligações telefônicas e mensagens enviadas via WhatsApp.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, os criminosos utilizam discursos convincentes para tentar obter informações sigilosas das vítimas ou induzi-las a realizar operações financeiras indevidas.
Solicitações são irregulares
O PROCON reforça que nenhum gerente bancário está autorizado a solicitar, por telefone ou aplicativos de mensagens, senhas, dados pessoais, transferências de valores, resgate de investimentos ou contratação de empréstimos. Qualquer pedido desse tipo deve ser considerado suspeito.
Orientações ao consumidor
A recomendação é clara: ao receber esse tipo de contato, o consumidor deve desligar imediatamente, não fornecer nenhuma informação e não realizar qualquer procedimento solicitado. Em caso de dúvida ou necessidade, a orientação é procurar pessoalmente a agência bancária ou utilizar exclusivamente os canais oficiais da instituição financeira.
Atendimento e prevenção
O PROCON também se coloca à disposição para orientar consumidores que tenham dúvidas ou que tenham sido alvo de tentativas de golpe. O órgão reforça que a atenção e a prevenção são fundamentais para evitar prejuízos financeiros.
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário