Voltar para Notícias

Poços de Caldas tem mais de 26 mil pessoas aguardando consultas com especialistas na rede pública

Atualizado em 23/06/2025

 

Audiometria é o exame com maior tempo de espera; oftalmologia lidera fila de consultas

A rede pública de saúde de Poços de Caldas soma atualmente 26.499 solicitações de consultas especializadas. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde em resposta ao requerimento 1632/2025 apresentado pelo vereador Marcus Eliseu Togni, que questionou a situação das filas para consultas e exames na cidade.

De acordo com o documento oficial, não há fila para atendimento em clínica geral, pois essa demanda é absorvida pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Porém, em especialidades e exames, a fila preocupa pela quantidade e pelo tempo de espera.

Especialidades mais procuradas

Na resposta encaminhada à Câmara, a Secretaria listou todas as especialidades e o número de solicitações para a primeira consulta e para retornos. Oftalmologia aparece no topo da fila, com 2.379 pessoas aguardando a primeira consulta e outras 1.947 para retorno.

Confira o levantamento completo:

Especialidade Primeira Consulta Retornos
Alergista 75 26
Angiologia 384 247
Cardiologia 189 1.634
Cirurgia Geral 156 35
Cirurgia Ginecológica 34 34
Cirurgia Vascular 409 207
Dermatologia 1.379 1.395
Endocrinologia 235 1.033
Gastroenterologia 190 671
Gastro (Hepatologia) 99 372
Ginecologia 646 598
Ginecologia – Climatério 94 107
Hematologia 53 181
Infectologia 13 5
Mastologia 168 681
Nefrologia 193 530
Neurologia 595 1.779
Oftalmologia 2.379 1.947
Ortopedia 371 1.293
Otorrinolaringologia 361 1.295
Pediatria 21 109
Pneumologia 197 817
Proctologia 166 403
Psiquiatria 259 1.375
Reumatologia 121 673
Urologia 65 200

Exames e procedimentos

Em relação aos exames, a fila geral soma 21.466 solicitações atualmente. A audiometria foi apontada como o procedimento com maior tempo de espera.

Para exames de ressonância magnética, são 687 pedidos na fila. Já para mamografia, há 132 solicitações. Assim como no caso das consultas, a Secretaria explicou que não consegue informar as datas dos pedidos mais antigos, devido à descentralização das filas e à falta de um sistema informatizado integrado.

Sistema defasado dificulta controle

O levantamento revelou ainda uma dificuldade estrutural: o município não dispõe de um sistema informatizado capaz de controlar as filas de espera e informar o tempo de espera individual de cada paciente. Segundo o secretário adjunto de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta da Costa, a descentralização das filas torna inviável apresentar a data dos dez pedidos mais antigos, conforme foi solicitado pela Câmara.

Próximos passos

Com os números apresentados, a expectativa é de que o tema volte a ser debatido na Câmara Municipal. Os vereadores devem reforçar a cobrança por melhorias no sistema de controle de filas e agilidade nos atendimentos da rede pública de saúde.

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Comentário (1)

  • Alvaro Inacio Ferreira Filho Responder

    Excelente a iniciativa do vereador. Uma vergonha a falta de um gerenciamento eficiente da prefeitura. Uma vergonha como o povo é mau tratado nesse país. O dinheiro dos impostos têm de ver gasto no local de origem não pelo governo federal. O Brasil pode ser até uma república mas definitivamente não é uma democracia. Vivemos em uma ditadura de esquerda. Infelizmente

    23/06/2025 em 18:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias