Voltar para Notícias

Poços de Caldas participa do “Dia D Minas Unida contra o Aedes” neste sábado (29)

Atualizado em 28/11/2025

 

Neste sábado, 29 de novembro, Poços de Caldas participa da mobilização estadual do Dia D – Minas Unida contra o Aedes, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com as regionais de saúde e os municípios. A ação envolve mutirões e atividades educativas em todo o estado, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e reforçar a prevenção contra dengue, chikungunya e zika.

Em Poços de Caldas de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, as atividades começam às 8h da manhã e devem seguir até 14h, mobilizando equipes em diversos pontos estratégicos da cidade.

Serão realizadas blitz educativas com distribuição de panfletos e orientações à população em locais de grande circulação como: Unidade da  Polícia Rodoviária Federal, Pórtico de Poços de Caldas e Estação Fepasa. Além disso, equipes estarão no Espaço Itaú, na Rua Assis Figueiredo e na Feira Livre no entorno do Mercado Municipal, com stand informativo fazendo a demonstração de larvas do mosquito e com orientações práticas de prevenção e distribuição de material educativo.

Paralelamente às blitz, uma equipe estará realizando o mutirão de recolhimento de pneus com o apoio também da Secretaria de Serviços Públicos, a expectativa é recolher mais de 200 unidades — um dos principais criadouros do Aedes aegypti quando descartados de forma inadequada.

Cerca de 40 servidores da  Saúde de Poços estarão envolvidos nas ações deste Dia D. A participação da população é  fundamental  para a redução dos casos de arboviroses no município.

“Estamos intensificando as ações para eliminar possíveis focos do Aedes, mas o trabalho só se completa com o apoio da população. Cada morador pode fazer a diferença dedicando alguns minutos para verificar seu quintal e eliminar recipientes que possam acumular água. O combate ao mosquito é diário e deve ser coletivo.” Reforçou Robson Rodrigues dos Santos, supervisor-geral do controle vetorial.

Assim também como o secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso que também falou sobre a importância desta ação:

“O Dia D simboliza um grande esforço conjunto entre estado e municípios, mas reforça também que a prevenção começa em casa. Nossas equipes estarão nas ruas orientando e conscientizando, e contamos com a colaboração de toda a população. Somente com união e responsabilidade conseguiremos proteger nossas famílias e reduzir os riscos da dengue, chikungunya e zika.”

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias