Voltar para Notícias

Poços de Caldas entra em alerta para dengue, zika e chikungunya, aponta LIRAa

Atualizado em 20/01/2026

 

Levantamento indica médio risco para epidemia; regiões Leste, Sul e Centro concentram maiores índices de infestação

Foto: Secom.

Poços de Caldas está em situação de alerta para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O dado consta no primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, que apontou Índice de Infestação Predial de 1,8%, classificando o município com médio risco para epidemia de arboviroses.

Maioria dos focos está dentro das residências

Ao todo, foram vistoriados 3.529 imóveis em diferentes regiões da cidade. O levantamento identificou 73 focos positivos do mosquito em 62 imóveis, sendo 61 em residências e apenas um em terreno baldio. O número chama atenção: 98% dos focos estavam dentro das casas.

Criadouros são de fácil eliminação

Em relação aos criadouros, 26% dos focos foram encontrados em depósitos móveis e 57,6% em recipientes passíveis de remoção, como garrafas, latas, pratinhos de plantas e bebedouros de animais. Segundo o levantamento, 83,6% dos focos identificados são considerados de fácil eliminação.

Regiões com maior infestação

As regiões Leste, Sul e Centro apresentaram os maiores índices de infestação do mosquito no município, de acordo com os dados do LIRAa.

Alerta à população

O coordenador da Divisão de Saúde Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, destaca que o resultado reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito.

“A maioria dos focos foi encontrada dentro das residências, em recipientes simples e de fácil eliminação. A participação da população é essencial para reduzir a infestação do mosquito”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores realizem vistorias semanais em seus imóveis, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, principal medida para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias